Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva alaga ruas em Santa Catarina; previsão é que temporal persista

Estado enfrenta fortes chuvas e alagamentos; Defesa Civil alerta para a formação de sistemas de baixa pressão ao longo da semana

3 jan 2024 - 11h41
(atualizado às 13h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Chuva alaga ruas em Santa Catarina; previsão é que temporal persista
Chuva alaga ruas em Santa Catarina; previsão é que temporal persista
Foto: Reprodução/TV Globo

O Estado de Santa Catarina é atingido por chuvas intensas desde a última terça-feira, 2, causando estragos e alagamentos em diversas regiões. A Defesa Civil alerta para a formação de sistemas de baixa pressão ao longo da semana e a previsão de novos temporais.

De acordo com o orgão, a circulação marítima ganha força nesta quarta-feira, 3,  promovendo a formação de sistemas de baixa pressão. Isso favorece a manutenção da chuva persistente e intensa, especialmente na faixa Leste do Estado. A previsão aponta para volumes significativos, podendo superar 100mm em algumas áreas.

Enquanto nas demais regiões as chuvas ocorrem na forma de pancadas com temporais isolados entre as tardes e noites, a quinta-feira traz uma ligeira redução na intensidade das chuvas, mantendo o risco elevado para alagamentos, deslizamentos e enxurradas, principalmente no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

Previsão e riscos

Ainda de acordo com a Defesa Civil, nesta quarta-feira o fluxo de umidade do oceano em direção à costa continua provocando chuvas persistentes, intensas e volumosas nas áreas litorâneas. O restante do estado enfrenta a combinação de calor e umidade, favorecendo o desenvolvimento de temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a estas condições.

Na quinta-feira, as instabilidades atmosféricas se afastam, mas o transporte de umidade para o continente mantém o tempo nublado e provoca chuvas fracas no litoral catarinense. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas, com temperaturas amenas ao amanhecer e máximas variando durante a tarde.

Já na sexta-feira, os ventos de leste continuam deixando o tempo nublado no litoral, com possibilidade de chuviscos. O interior do estado enfrenta pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo para ocorrências meteorológicas.

Cidades mais atingidas

Em Itajaí, cidade com maior acúmulo de chuva nas últimas 48 horas, um trecho da BR-101, no km 18, teve pontos de água na pista nesta manhã, além de ruas alagadas. As informações são da TV Globo.

A Defesa Civil de Itajaí alerta em sua página oficial para a manutenção da chuva persistente e volumosa, com possibilidade de novos temporais. Pontos de alagamentos, deslizamentos e enxurradas continuam representando desafios.

Na Barra da Lagoa, em Florianópolis, alguns pontos de alagamento também foram registrados por moradores. Apesar dos transtornos, a Defesa Civil Municipal afirma que a situação já foi normalizada. 

Confira as cidades mais afetadas nas últimas 48 horas, segundo a Defesa Civil Estadual:

  • Itajaí: 168.0 mm
  • Balneário Camboriú: 158.9 mm
  • Navegantes: 151.2 mm
  • Tijucas: 133.2 mm
  • Itapema: 122.3 mm
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade