Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva volta ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira; nova frente fria chega na sexta

Previsão é de céu nublado em todas as regiões gaúchas e chuva no centro-norte do estado

16 mai 2024 - 07h59
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores da ilhas e populações ribeirinhas no entorno de Porto Alegre (RS), abandonem suas casas nesta quarta- feira, 13 de setembro de 2023, devido às inundações provocadas pela cheia do Rio Guaíba, em decorrência às fortes chuvas provocadas pelo Ciclone extratropical que atingiu o sul do país desde o último final de semana.
Moradores da ilhas e populações ribeirinhas no entorno de Porto Alegre (RS), abandonem suas casas nesta quarta- feira, 13 de setembro de 2023, devido às inundações provocadas pela cheia do Rio Guaíba, em decorrência às fortes chuvas provocadas pelo Ciclone extratropical que atingiu o sul do país desde o último final de semana.
Foto: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Após a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, o céu nublado e as chuvas devem retornar ao estado nesta quinta-feira, 16, segundo previsão do Climatempo.

De acordo com o serviço de meteorologia, a forte massa de ar polar que atuou no Estado no começo da semana e que trouxe frio, mas também fez com que os dias tivessem predomínio de sol, começa a se deslocar em direção ao mar.

"Com isso, o Rio Grande do Sul passa a ter influência novamente do fluxo úmido proveniente da Amazônia (associado ao Jato de Baixos Níveis) e a condições mais instáveis da atmosfera em níveis mais elevados", explica o Climatempo.

Como fica o tempo?

A previsão para esta quinta-feira é de céu nublado em todas as regiões gaúchas e chuva no centro-norte do estado. Já no sul do estado, na Campanha Gaúcha e na Fronteira Oeste são esperados chuviscos.

Segundo o Climatempo, a situação é de alerta em toda a porção norte do Rio Grande do Sul, com chuva forte em alguns momentos. Já em Porto Alegre, a situação é de atenção. Na capital, a chuva deve ser de intensidade fraca a moderada.

Vídeo mostra cães que permanecem no telhado de casinhas mesmo após resgate no RS:

Nova frente fria

Uma nova frente fria deve passar pelo Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira, 17, e deve reforçar as áreas de instabilidade. A previsão é de que a chuva aumente ainda mais no norte do estado. 

"Os acumulados mais elevados são esperados inclusive nas cabeceiras de rios importantes que fazem parte das Bacias do Taquari-Antas, Alto Jacuí e Uruguai", diz o Climatempo.

Outro alerta do serviço de meteorologia é em relação ao risco geológico: "Com o solo já encharcado dos recentes eventos de chuva extrema que a porção centro-norte do Rio Grande do Sul enfrentou, voltar a chover novamente em um solo já saturado, pode acarretar novos deslizamentos em áreas de encosta".

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Situação do RS

Quase 3 mil gaúchos deixaram abrigos na quarta-feira, 15, no Rio Grande do Sul. Entre o boletim com atualizações da última terça-feira, 14, e o desta quarta, o número de abrigados passou de 79.494 para 76.580, totalizando 2.914 moradores que deixaram os espaços públicos.

Às 18h de quarta, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o número de óbitos confirmados em decorrência das chuvas permaneceu em 149. Os desaparecimentos, por sua vez, caíram para 108. 

O órgão aponta, ainda, que 806 foram registrados como feridos até quarta. Ao todo, o estado também tem 538.126 desalojados e uma população afetada pelo temporal que totaliza 2.144.124 habitantes. 

Com relação aos resgates em meio às enchentes e áreas de alagamento, a Defesa Civil informou que brigadistas retiraram 76.588 pessoas e 11.427 animais das regiões afetadas. 

Veja os dados completos da atualização da Defesa Civil:

  • Municípios afetados: 452
  • Pessoas em abrigos: 76.580
  • Desalojados: 538.126
  • Afetados: 2.144.124
  • Feridos: 806
  • Desaparecidos: 108
  • Óbitos confirmados: 149
  • Óbitos em investigação*: 0
  • Pessoas resgatadas: 76.588
  • Animais resgatados: 11.427
  • Efetivo: 27.651
  • Viaturas: 4.405
  • Aeronaves: 41
  • Embarcações: 340

*A Defesa Civil apura se os óbitos têm relação com as enchentes no Estado. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade