Chuvas em SC causam enchentes, deixam desabrigados e cidades em alerta
Rio do Sul teve dia mais chuvoso dos últimos 8 anos; em Blumenau, nível do rio passou de 8,61 metros
Fortes chuvas atingem regiões de Santa Catarina desde a tarde do sábado, 18, causando a cheia de um rio e enchentes em cidades do Estado, como Blumenau e Rio do Sul, onde aconteceu um resgate de uma família.
Fortes chuvas atingem regiões de Santa Catarina desde a tarde do sábado, 18, causando a cheia de um rio e enchentes em algumas cidades do Estado. Moradores ficaram ilhados em Rio do Sul e precisaram ser resgatados. O estado é de alerta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Até as 10h deste domingo, 19, o Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, chegou ao nível de 8,61 metros, um acréscimo de 6 cm em relação à medição de mais cedo. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a tendência é de que o pico de elevação fique em 8,80 metros, por volta das 14h.
A cidade também registrou oito chamados: três por deslizamento de terra, três quedas de árvores, uma análise de risco e um alagamento, nenhum de grandes proporções. Também não há feridos.
Ainda segundo a prefeitura, há apenas um abrigo localizado no bairro Itoupava Norte que continua ativado na cidade, onde estão três famílias, sendo seis adultos, três adolescentes e duas crianças. Há ainda três cachorros e três gatos no local.
O município de Rio do Sul teve o dia mais chuvoso dos últimos oito anos no sábado e foi uma das mais atingidas do Estado. A prefeitura informou que vai decretar situação de emergência por conta da enchente. Conforme a administração municipal, foram 152,2 milímetros de chuva, superando o então recorde, em 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros. O acumulado de chuvas dos últimos dois dias foi de 167 milímetros.
Segundo comunicado da Defesa Civil estadual, houve transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Os bairros mais atingidos por alagamentos até as 18h de sábado eram Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão. Houve uma queda de muro no bairro Barragem colocando uma residência em risco.
Uma família que ficou ilhada precisou ser resgatada no bairro Valada São Paulo por equipes do Corpo de Bombeiros. O resgate ocorreu por volta das 12h30 de sábado. Dois adultos e cinco crianças foram levados de barco inflável da casa na Rua João Marchi até um local seguro, conforme o site NCS Total. Na manhã deste domingo, 201 pessoas estavam em seis abrigos.