Ciclone em RS: idoso morre após tentar salvar cachorro que se afogava
Evandro Bertoldi era morador de Muçum (RS), município mais afetado pelo ciclone extratropical
Um idoso de 68 anos foi uma das vítimas do ciclone que atingiu a região do Rio Grande do Sul. Evandro Bertoldi era morador da cidade de Muçum, no Vale do Taquari, e morreu enquanto tentava salvar um cachorro que se afogava, segundo o filho. O município foi um dos mais atingidos daquela região pleo ciclone extratopical, com 15 mortes registradas.
O filho de Evandro, Leandro Bertoldi, disse à RBS TV, afiliada da Rede Globo, que soube do ocorreu por populares. “Ele estava na casa do vizinho, uma casa de dois pisos, e viu um cachorrinho passar na esquina, se afogando já. Como ele gosta de animais, foi tentar socorrer o cachorro e não voltou”.
O caso ocorreu na última terça-feira, 5, quando a região foi acometida pelo ciclone extratropical que provocou chuvas intensas, causando alagamentos e destruições. Leandro afirma que sabe que é um momento difícil, mas que a vida precisa continuar.
“Eu tenho a minha irmã, a Gabriela, ela está em pânico, só sobrou eu e ela agora. Eu tenho uma filha, e uma esposa. A minha filha só chora. Ela tinha combinado com meu pai, sexta-feira, que ia chegar uma cavalgada no município, para ele ir lá ver ela. Agora foi tudo por água abaixo. Tem que ter força e fé", diz emocionado.
Maior tragédia natural da região
Devido às fortes chuvas, o estado decretou calamidade pública. Até o momento, foram confirmadas 46 mortes. Muçum concentra o maior número de vítimas fatais em decorrência da tragédia ocorrida entre segunda e terça-feira, com 15 mortos. Há ainda 8 desaparecidos em Arroio do Meio e 8 em Lajeado.
No total, 85 municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas causadas pelo ciclone, que deixaram mais de 3.046 desabrigados e 7.781 desalojados ao transformar ruas em verdadeiros rios.
Em junho, 16 pessoas morreram no Rio Grande do Sul também em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. No início do ano, o Estado enfrentou uma das secas mais severas de sua história, que atingiu centenas de municípios gaúchos.