Com Biden e sem Milei, líderes do G20 se reúnem para uma nova foto oficial; veja
Foto foi refeita para incluir líderes ausentes no primeiro registro
Os líderes mundiais reunidos na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro posaram novamente para a tradicional “foto de família” nesta terça-feira, 19. A nova imagem foi registrada no Museu de Arte Moderna, após a cerimônia de transferência da presidência do Brasil para a África do Sul. O gesto buscou incluir líderes que não apareceram no primeiro registro, realizado na segunda-feira, 18, mas ainda assim houve ausências marcantes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na nova formação, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, ocuparam posições na primeira fileira, lado a lado.
No entanto, o presidente argentino, Javier Milei, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, não participaram desta segunda foto. Segundo apuração da CNN, Milei estava em uma reunião bilateral no momento do registro. Já a ausência de Starmer não foi explicada oficialmente.
Assim como na foto anterior, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva estava no centro da primeira fileira, acompanhado pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi e pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa. A Índia presidiu o G20 em 2023, e a África do Sul será o anfitrião do evento em 2025.
Diferente do registro inicial, que tinha como fundo o Pão de Açúcar, a nova imagem foi tirada diante de um painel com uma vista aérea do Rio de Janeiro e a inscrição “G20 Rio Summit” em inglês.
O palanque manteve a inscrição “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”, iniciativa lançada durante a cúpula com a adesão de 148 membros fundadores, incluindo 82 países, a União Europeia, a União Africana e 64 instituições e organizações internacionais.
A ausência de Biden na primeira foto oficial foi justificada por uma autoridade da Casa Branca como decorrente de “problemas logísticos”. Segundo a fonte, a formação dos líderes começou antes da chegada do presidente americano e dos primeiros-ministros de Canadá e Itália, que chegaram ao local cerca de oito minutos depois do início do registro.