'Como uma zona de guerra': sobreviventes de incêndio de Los Angeles revivem noite de medo e pânico
Incêndios florestais descontrolados destruíram centenas de casa e deixaram pelo menos 30 mil pessoas desalojadas na Califórnia, EUA
Quando os botijões de gás nas casas de seus vizinhos começaram a explodir sob o calor das chamas, Kevin Williams sabia que era hora de correr.
"O vento soprava forte, as chamas estavam com cerca de 9 a 12 metros de altura, e você ouvia 'pop, pop, pop'. Parecia uma zona de guerra", disse Williams à Reuters, em um centro de retirada em Pasadena.
Pelo menos duas pessoas morreram quando vários incêndios florestais de rápido crescimento saíram de controle nesta quarta-feira perto de Los Angeles, destruindo centenas de edificações, queimando encostas e levando cerca de 70.000 pessoas a deixarem suas casas.
O maior incêndio consumiu mais de 4.775 hectares em Pacific Palisades, um bairro rico no oeste de Los Angeles.
Outro incêndio começou em Eaton Canyon, no sopé das montanhas de San Gabriel, ao norte de Los Angeles. Desde então, ele se espalhou para 4.290 hectares, chocando moradores como Williams, que vive no pacato subúrbio de Altadena.
"Eu disse à minha família: 'Não precisamos nos preocupar com isso... não há nenhuma maneira de o fogo chegar até aqui. Ah! Chegou'", disse Williams, que fugiu com a esposa, o filho e dois cachorros enquanto as casas ao redor ardiam em chamas.
"Houve duas grandes explosões que fizeram o chão balançar muito, e então eu soube que era hora de sair. Sabe, há um momento para ser corajoso e há um momento para usar o bom senso."
Centenas de pessoas que escaparam durante a noite estavam abrigadas no Pasadena Convention Center, algumas dormindo sob cobertores da Cruz Vermelha, outras cuidando de ferimentos em cadeiras de rodas enquanto voluntários distribuíam água e bananas.
Nunca antes
Moradores disseram à Reuters que já haviam presenciado muitos incêndios nas colinas secas e empoeiradas nos arredores de Los Angeles, mas ficaram atônitos ao verem casas urbanas incendiadas por brasas ardentes levadas por ventos uivantes nos subúrbios.
"Já tivemos incêndios ao longo dos anos, mas não algo assim", disse Frances Colella, uma aposentada de 71 anos, descansando em uma cadeira de rodas ao lado de dezenas de outras pessoas.
Colella fugiu com o marido e seus três cachorros para a casa da mãe de 104 anos no subúrbio vizinho de La Canada Flintridge, apenas para descobrir que o fogo os havia seguido, forçando uma segunda retirada para Pasadena.
"É um acontecimento muito triste e não me lembro de nada parecido", disse.
Moradores descreveram sensações de medo, alívio e incerteza, sem saber se suas casas estarão de pé quando puderem retornar, já que os incêndios continuam a se espalhar por várias áreas do Condado de Los Angeles.