Conheça o ‘Lagarto Jesus’, animal que anda sobre as águas sem afundar
Sendo um réptil tropical, ele pode ser encontrado em diversos país da América do Sul
Já imaginou que um bicho pode andar tranquilamente sobre as águas e não afundar? Mas saiba que isso é possível para um lagarto que habita a América Central recebeu um apelido “divino”, justamente por essa capacidade.
O basilisco (Basiliscus basiliscus), conhecido como “lagarto Jesus”, é um réptil pequeno e ágil, que pode ser encontrado em florestas tropicais. Ele se destaca por ter uma habilidade particular de andar sobre as águas.
O bichinho ganhou ‘fama’ nos últimos meses, graças a alguns vídeos que rodam na internet, onde o animal percorre superfícies de água em alta velocidade, e não afunda em nenhum momento.
Ele tem essa capacidade por conseguir se sustentar apenas com as duas patas traseiras. Estudos já divulgados ao redor do mundo constam que o animal pode andar cerca de três metros por segundo nessa posição.
O lagarto possui dedos mais alongados e uma membrana nas patas que auxilia na flutuação, também sendo beneficiado nessa habilidade por conta do seu corpo, que ajuda, e muito, no seu deslocamento.
O apelido do basilisco faz alusão a uma passagem da Bíblia, que narra o momento em que Jesus andou sobre as águas em uma demonstração de fé aos seus discípulos.
@jacobfeder Jesus lizard taking off in 3....2....1....@itsnickbingo #dormlife #run #greenscreengaming #lizard #animals #BeautyIs #instaxmeback #cuteanimals ♬ Run - AWOLNATION
O nado também é uma das habilidades do 'Jesus', já que ele também consegue ficar dentro d'água, parcialmente submerso, com suas quatro patas para dentro, o que o ajuda a nadar. O basilisco permanece na água por mais de 10 minutos.
Sendo uma espécie tropical, ele normalmente habita refeições da América Central e do Sul, como Colômbia e Venezuela. Em seu cardápio de alimentação estão insetos, pequenas frutas e flores.
Por chamarem atenção nas redes sociais, no ano passado, autoridades dos Estados Unidos foram alertadas sobre o crescente número de pessoas que levaram o lagarto para casa como animal de estimação. Em fiscalizações, as autoridades conseguiram encontrar e libertar alguns répteis, levando-os para rios de água doce.