Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Temos muitas chances dessa COP ser superpositiva para o Brasil', diz André Corrêa do Lago

Presidente da COP30 reforçou pedido para contribuição do setor privado na conferência

28 mar 2025 - 10h45
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Embaixador André Côrrea do Lago, presidente da COP30
Embaixador André Côrrea do Lago, presidente da COP30
Foto: Amcham Brasil

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas no Brasil (COP30), reforçou na manhã desta sexta-feira, 28, um pedido para que o setor privado se engaje no encontro que ocorrerá em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.

“Sei do trabalho que vocês fizeram até aqui e temos que continuar nos próximos meses, porque nós temos muitas chances dessa COP ser super positiva para o Brasil”, disse o presidente aos representantes empresariais presentes no COP30 Business Forum.

O evento promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil, a Amcham Brasil, ocorre ao longo desta sexta-feira na capital paulista e reúne diversas autoridades para discutir estratégias ligadas à conferência climática, a menos de 230 dias do encontro.

Corrêa do Lago aproveitou o momento para ressaltar que a parceria entre representantes dos Estados Unidos e do Brasil, em relação às situações climáticas, permanece fortalecida. "O governo federal dos EUA pode até ter se retirado do Acordo de Paris, mas eles só saem oficialmente em janeiro de 2026. Além de que cerca de 20 estados norte-americanos continuam no acordo", explicou.

Além do embaixador, o evento também conta com a participação de João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Helder Barbalho, governador do Pará; Arnaldo Jardim, deputado federal; e Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.

'Ambição Empresarial COP30'

A Amcham Brasil entregou ao presidente da COP30, ao governador do Pará e ao secretário-executivo do MMA um documento intitulado "Ambição Empresarial COP30". Segundo a Câmara, o material traz 13 propostas que foram elaboradas em conjunto com empresas associadas à Amcham, com o objetivo de fortalecer o protagonismo internacional do Brasil. 

“As propostas buscam contribuir para que o Brasil aproveite a COP30 para avançar nas políticas ambientais domésticas, reforçar seu protagonismo internacional e se consolidar como referência em economia sustentável”, disse o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto.

Entre as propostas apresentadas no documento estão a regulação do mercado de carbono, a regulamentação do mercado de hidrogênio limpo e o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade