Coreia do Sul acusa Coreia do Norte de enviar mais de 250 balões com lixo e fezes
Os militares sul-coreanos pediram para moradores próximos à fronteira ficarem em alerta e se manterem afastados dos objetos
A Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte nesta quarta-feira, 29, de enviar nas regiões próximas à fronteira dezenas de balões carregando vários objetos, incluindo lixo e fezes. Os militares pediram para moradores da localidade ficarem em alerta e se manterem afastados.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Fotografias divulgadas pela Coreia do Sul mostram balões brancos inflados com sacos plásticos amarrados a eles. Em outros registros, há lixo espalhado em volta dos balões. A agência de notícias Yonhap disse que alguns tinham fezes de animais.
Segundo a Reuters, até a tarde desta quarta-feira (de acordo com horário da Coreia do Sul), mais de 260 balões foram detectados, sendo que a maioria pousou no solo.
De acordo com a agência, a unidade militar de explosivos e a equipe de resposta à guerra química e biológica foram chamadas para inspecionar e coletar os objetos.
As autoridades acreditam que o envio de balões possa ser uma resposta a um ato semelhante feito por ativistas sul-coreanos e desertores da Coreia do Norte. Nos últimos anos, eles enviaram ao Norte vários balões com críticas ao regime de Kim Jong-un. Um funcionário do gabinete presidencial de Seul afirmou que a Coreia do Norte está querendo "testar" a reação da Coreia do Sul.