Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Curioso e inusitado: árvore nasce em cima de poste de cimento no litoral de SP

Biólogo explica que sementes podem ter sido trazidas pelo vento até o alto do poste, onde a planta se fixou

21 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Facebook/Fabiana Loureiro

Um poste de energia localizado em Itanhaém, no litoral de São Paulo, foi assunto na última semana. Isso porque uma árvore cresceu no topo do equipamento de luz, e chama a atenção de moradores que passam pelo local. O Terra conversou com o biólogo e pesquisador Fábio Lopes, que explicou como isso pode acontecer. 

O poste de cimento fica entre a Rua Avanhandava e a Avenida Suarão, no bairro Suarão. Nas redes sociais, há relatos de moradores e fotos do equipamento desta forma desde, pelo menos, 2021. A pequena árvore permaneceu assim até a última semana. 

Mas, o fato que não quer calar é: como ela foi crescer ali, em um poste de cimento? O biólogo Lopes afirma nunca ter visto algo parecido, e que provavelmente, a planta chegou ali através do vento. “As sementes vieram através do vento, acidentalmente, ela se apoiou ali e se adaptou”, supõe.

Segundo ele, essa é uma planta epífitas. “Elas geralmente não são parasitas, no caso, não tem o que parasitar ali, pois é um poste. Então, as raízes dela não estão sugando nenhum tipo de nutriente, de nada. Essas plantas têm a possibilidade de fixar as raízes superficialmente, num substrato qualquer, geralmente uma outra planta”, explica. Com isso, a matéria orgânica que voa com o vento para cima do poste, como cascas de árvores ou folhas, se transforma em uma relação com fungos. 

“Eles transformam essa matéria orgânica em açúcar, por exemplo, em glicose, e aí vai se alimentando e alimentando o vegetal [a árvore que está ali]”, afirma o pesquisador. Ele também levanta  a hipótese de ter uma cavidade na parte de cima do poste, com algum substrato, como terra e folhas, o que ajudou a planta a permanecer ali em cima. 

Ao Terra, a Prefeitura de Itanhaém informou que equipes da Defesa Civil da cidade realizaram uma avaliação preliminar e não havia qualquer risco em decorrência da árvore, e que a possível remoção deveria ser realizada pela empresa que presta serviços de energia.  

Já Elektro Neoenergia informou que, juntamente com a Defesa Civil de Itanhaém, a situação foi regularizada e a árvore foi retirada do local.

Frio e pouco oxigênio: como é a vida na cidade mais alta do mundo, que fica a 5 mil metros de altura Frio e pouco oxigênio: como é a vida na cidade mais alta do mundo, que fica a 5 mil metros de altura

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade