Curioso e inusitado: árvore nasce em cima de poste de cimento no litoral de SP
Biólogo explica que sementes podem ter sido trazidas pelo vento até o alto do poste, onde a planta se fixou
Um poste de energia localizado em Itanhaém, no litoral de São Paulo, foi assunto na última semana. Isso porque uma árvore cresceu no topo do equipamento de luz, e chama a atenção de moradores que passam pelo local. O Terra conversou com o biólogo e pesquisador Fábio Lopes, que explicou como isso pode acontecer.
O poste de cimento fica entre a Rua Avanhandava e a Avenida Suarão, no bairro Suarão. Nas redes sociais, há relatos de moradores e fotos do equipamento desta forma desde, pelo menos, 2021. A pequena árvore permaneceu assim até a última semana.
Mas, o fato que não quer calar é: como ela foi crescer ali, em um poste de cimento? O biólogo Lopes afirma nunca ter visto algo parecido, e que provavelmente, a planta chegou ali através do vento. “As sementes vieram através do vento, acidentalmente, ela se apoiou ali e se adaptou”, supõe.
Segundo ele, essa é uma planta epífitas. “Elas geralmente não são parasitas, no caso, não tem o que parasitar ali, pois é um poste. Então, as raízes dela não estão sugando nenhum tipo de nutriente, de nada. Essas plantas têm a possibilidade de fixar as raízes superficialmente, num substrato qualquer, geralmente uma outra planta”, explica. Com isso, a matéria orgânica que voa com o vento para cima do poste, como cascas de árvores ou folhas, se transforma em uma relação com fungos.
“Eles transformam essa matéria orgânica em açúcar, por exemplo, em glicose, e aí vai se alimentando e alimentando o vegetal [a árvore que está ali]”, afirma o pesquisador. Ele também levanta a hipótese de ter uma cavidade na parte de cima do poste, com algum substrato, como terra e folhas, o que ajudou a planta a permanecer ali em cima.
Ao Terra, a Prefeitura de Itanhaém informou que equipes da Defesa Civil da cidade realizaram uma avaliação preliminar e não havia qualquer risco em decorrência da árvore, e que a possível remoção deveria ser realizada pela empresa que presta serviços de energia.
Já Elektro Neoenergia informou que, juntamente com a Defesa Civil de Itanhaém, a situação foi regularizada e a árvore foi retirada do local.