Drone flagra momento em alpinistas fogem de vulcão ativo na Indonésia; veja vídeo
A agência nacional de desastres da Indonésia proibiu a escalada ao monte Dukono por conta da intensa atividade vulcânica
Um grupo de alpinistas fazia uma trilha pela encosta do monte Dukono, na Indonésia, quando foram surpreendidos pela erupção de um vulcão. Ao perceber o perigo, os visitantes tentaram fugir de uma nuvem de cinzas que tomou o local a uma altura de 2,4 km. Um drone do governo local captou as imagens de terror, que acabaram viralizando nas redes na última quarta-feira, 21.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A erupção ocorreu no sábado, 17, quando 12 pessoas tentavam seguir uma trilha próxima ao vulcão. O momento captado pelo drone do governo da Indonésia mostra a enorme nuvem cinza tomando conta do local, enquanto os alpinistas tentam descer o monte Dukono correndo. A ação foi para evitar que fossem afetados por lava ou um possível tremor no local, mas não os impediu de serem atingidos pela fumaça.
Segundo a agência nacional de desastres da Indonésia, o grupo foi alertado para que não escalassem o monte Dukono, pois está em atividade vulcânica intensa desde a década de 1930.
As 12 pessoas violaram a proibição e passaram um sufoco para sair da zona montanhosa, mas estão bem. De acordo com o The Telegraph, todos sobreviveram ao ocorrido.
"O público em geral é aconselhado a não escalar ou visitar o Monte Dukono, pois a atividade vulcânica ainda está alta no momento", explicou Priatin Hadi Wijaya, chefe do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos. Ela ainda explicou que as autoridades proibiram os visitantes de se aproximarem a cerca de 3 km da cratera.