Planejamento Meteorológico: Como se preparar para 2023?
O Brasil é caracterizado pela atuação de diversos fenômenos meteorológicos, tais como: frentes frias, zonas de convergência, ciclones, entre outros.
O Brasil é caracterizado pela atuação de diversos fenômenos meteorológicos, tais como: frentes frias, zonas de convergência, ciclones, entre outros. Estes fenômenos são os principais responsáveis pela formação de tempestades que provocam chuva forte, ventos intensos e descargas atmosféricas que impactam diretamente o setor elétrico. De acordo com dados consolidados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apenas no ano de 2022 ocorreram 726 perturbações em linhas de transmissão relacionado às condições meteorológicas adversas, o que representa 34,1% das perturbações do ano, sendo a principal causa de perturbações na rede, ficando na frente de causas como queimadas, vegetação, entre outros. Do ponto de vista histórico, se torna ainda mais evidente o impacto da condição climática sobre linhas de transmissão, sendo responsável por mais de 7 mil perturbações desde 2012. A figura abaixo demonstra a distribuição mensal das perturbações originadas por descargas atmosféricas nas linhas de transmissão no Brasil.
Figura 1 - Distribuição mensal da ocorrência de perturbações originadas por descargas atmosféricas no SIN de 2013 a 2022. Fonte: ONS (2023).
Pela imagem acima, percebe-se que há uma maior ocorrência de perturbações entre os meses de setembro e abril, período este marcado como primavera/verão e normalmente conhecido como a estação chuvosa na maior parte do Brasil. A ocorrência de mais perturbações neste período está relacionado com os fenômenos meteorológicos que atuam nesta época do ano e favorecem a formação e desenvolvimento de tempestades intensas que causam chuva forte, ventos intensos e descargas atmosféricas. A tabela abaixo mostra o mês preferencial de ocorrência de alguns dos principais fenômenos associados a eventos extremos no Brasil do ponto de vista histórico. Neste caso, os meses destacados como azul são aqueles em que o fenômeno pode ocorrer, enquanto os meses com "X" são associados a uma maior probabilidade de ocorrência.
Tabela 1 - Calendário de fenômenos meteorológicos no Brasil.
*VCAN do Nordeste.
Portanto, pode-se, por exemplo, considerar a tabela acima como um "calendário meteorológico" e você poderá utilizá-lo em seu planejamento. Abaixo está uma breve descrição da região do país em que cada fenômeno da tabela 1 atua, segue:
- VCAN: É um dos principais fenômenos que modula o regime de chuvas na região Nordeste;
- ZCIT: Outro fenômeno muito importante para a chuva no Nordeste e Norte do Brasil;
- ZCAS: Grande responsável pelas chuvas nos meses de verão na região Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil. Em alguns casos pode afetar o norte da região Sul (Paraná) e também o sul da região Nordeste (Bahia).
- SCMs: Normalmente associados a tempestades intensas e podem ocorrer em todas as regiões do Brasil.
- Frentes Frias: Este é um dos sistemas mais conhecidos, atua principalmente na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas em alguns casos pode avançar pelo sul da região Norte e Nordeste também.
- Ondas de Leste: Outro fenômeno importante que provoca chuvas na região Nordeste, especialmente na região costeira.
Estes fenômenos acontecem todos os anos e podem causar diversos impactos no setor de energia, seja para as distribuidoras, aumentando o número de interrupções de energia e causando impacto direto nos indicadores de qualidade ou ainda em usinas eólicas e solares, afetando diretamente a geração de energia no local. Ainda, é importante mencionar que, uma vez que a matriz energética do Brasil ainda é majoritariamente hídrica, a atuação de tais fenômenos é fundamental para a modulação das chuvas e abastecimento dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional.
A Climatempo é a maior empresa de meteorologia da América do Sul e possuímos grande experiência na previsão dos fenômenos meteorológicos, identificação dos principais riscos climáticos que a empresa está inserida e ainda na avaliação do impacto das mudanças climáticas sobre a operação da companhia.
Estamos iniciando 2023, portanto, venha entender como os fenômenos meteorológicos vão atuar ao longo do ano e ter um planejamento mais robusto e totalmente personalizado para o seu negócio, entre em contato conosco pelo e-mail: verticalenergia@climatempo.com.br.