Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esfriou: chuvas fortes atingem 20 estados e temperaturas caem no Sudeste e no Centro-Oeste; confira a previsão

Após calorão, as máximas não chegarão nem aos 30°C na maior parte dos estados afetados pelo aviso de chuvas

4 dez 2024 - 11h06
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Inmet emitiu alerta para 20 estados e DF
Inmet emitiu alerta para 20 estados e DF
Foto: Getty Images

O calorão que tomou conta de algumas capitais na última semana já saiu de cena. A partir desta quarta-feira, 4, cerca de 20 Estados do Brasil estão com previsão de chuvas intensas e uma queda expressiva de temperatura. Já os moradores do Sudeste e Centro-Oeste devem ficar ainda mais atentos: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acionou um alerta de 'Perigo' de temporal nas regiões.

Outro alerta menos extremo, de 'Perigo Potencial', também foi acionado pelo Instituto. Essa condição deve atingir 20 Estados e o Distrito Federal até a quinta-feira, 5.

Estão inclusos nesse aviso mais "ameno" Estados como o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Pará, Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e algumas regiões do interior de Pernambuco, além do Distrito Federal.

Nessas localidades, a previsão é de chuvas fortes de até 50 mm por dia, e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. A situação só fica mais alarmante em alguns Estados do Sudeste e do Centro-Oeste do País.

Temperaturas devem cair no Sudeste e Centro-Oeste
Temperaturas devem cair no Sudeste e Centro-Oeste
Foto: Getty Images

Alerta para chuvas e transtornos

O aviso de 'Perigo' para tempestades inclui todo o Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. No Centro-Oeste, a faixa passa por Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Para os moradores dessas regiões, a preocupação deve ser mais que separar o casaco e o guarda-chuva. Isso porque o Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Essa situação meteorológica ainda pode ocasionar queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

Mulher é arrastada por enxurrada e resgatada debaixo de carro no DF:

As temperaturas também devem cair nesta quarta-feira. Após um calorão 'sufocante', as máximas não chegarão nem aos 30°C na maior parte dos estados afetados pelo aviso de chuvas. A mudança é especialmente brusca para estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, que chegaram a registrar 38ºC no início da semana.

Apesar do alerta, o Instituto explica que a virada no tempo e as previsões de chuva não são uma surpresa. O motivo disso é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um dos principais sistemas meteorológicos que atingem as regiões entre o fim da primavera e o verão. É justamente esse fenômeno que provoca os temporais.

Mesmo com a preocupação, a situação não deve durar muito. O Inmet garante que, já nessa quinta-feira, 5, o tempo volta a ficar firme em algumas regiões, de maneira gradativa.

Rio de Janeiro enfrenta chuvas intensas após 'calorão'
Rio de Janeiro enfrenta chuvas intensas após 'calorão'
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade