Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Explorador compartilha vídeo mostrando ‘dia eterno’ na Antártida; entenda fenômeno

Durante o verão, o sol não se põe. Período é popularmente chamado de ‘Sol da meia-noite’

20 nov 2024 - 18h07
(atualizado às 18h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Explorador compartilha vídeo mostrando ‘dia eterno’ na Antártida; entenda fenômeno
Explorador compartilha vídeo mostrando ‘dia eterno’ na Antártida; entenda fenômeno
Foto: Reprodução/Tik Tok

Um explorador viralizou nas redes sociais após postar um vídeo em que mostra o ciclo diurno na Antártida. ‘Sol da meia-noite’ é o nome do fenômeno onde o sol não se põe durante as 24h do dia; entenda como funciona. 

Matty Jordan conquistou mais de 800 mil seguidores no Tik Tok mostrando a sua rotina na Antártida. Nos vídeos, há detalhes de como ele sobrevive no dia a dia com o frio exorbitante da região, como as temperaturas funcionam e entre outros. Durante os meses de verão, o local experimenta a sensação de ter o sol as 24h do dia e o explorador mostrou para os internautas como é a meia-noite durante este período. 

@mattykjordan This is what midnight looks like in Antarctica #midnightsun #antarctica ♬ original sound - Matty Jordan | Antarctica

Com milhares de visualizações, Matty tem imagens de como é a transição em quase todos os meses. Neles, ele explica que a mudança não é imediata e que leva um tempo até que fique totalmente claro durante todo o dia e noite.  Nos comentários, haviam várias dúvidas de como o ‘sol da meia-noite’ acontecia e como ele lidava com a ideia de estar claro o tempo todo. 

“Durante o pico do verão na Antártida, o sol nunca se põe. Ele chega perto do horizonte entre fevereiro e março, mas não se põe de fato”, explicou o profissional. 

Agora em novembro, o período já está completo. Ele respondeu ainda que só vão experimentar a noite novamente em fevereiro. Nesta parte do mundo, o dias e a noite duram meio ano. 

@mattykjordan Replying to @uzer._.09 during the peak of summer in Antarctica, the sun never sets. It does get close to the horizon in the shoulder period of February and March but doesn’t actually go down. We’re in a slow transition period at the moment where we have a relatively normal daylight to night time ratio- about 12 hours of each. This is a 360 degree timelapse tracking the movement of the sun as it circles the horizon. Every second of this video represents an hour of realtime movement. It took me soo long to work out a system that would effectively capture the sun’s movement through the sky. #antarctica #timelapse #sun #sunset #sunrise #midnightsun #24hoursun #360camera #360 #snow #mountain #clouds ♬ Sunset Lover - Petit Biscuit

Como acontece o fenômeno

O sol da meia-noite do verão antártico no mar de Weddell, estreito antártico, Antártida Ocidental
O sol da meia-noite do verão antártico no mar de Weddell, estreito antártico, Antártida Ocidental
Foto: Reprodução/Getty Images

Diferentes de outros lugares do mundo, na Antártida só há duas estações: verão e inverno. Segundo informações do Serviço Nacional de Satélite Ambiental, Dados e Informações dos Estados Unidos (National Environmental Satellite, Data, and Information Service - NOAA), o período de escuridão no inverno e de luz do dia no verão aumenta à medida que você se aproxima dos polos devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Quando o Polo Sul está apontando para o sol no verão, o sol não se põe. Da mesma forma, quando está apontando para longe do sol no inverno, o sol não nasce.

Apesar das mudanças, o frio é quase constante. Durante o verão, a temperatura média é de -18°F (-27 °C), no inverno é de cerca de -76°F (-60 °C), de acordo com dados de 2021 do Programa Antártico dos EUA. 

Além da Antártida, outras regiões também podem experimentar o fenômeno, como algumas cidades da Groenlândia, Noruega, Finlândia, Rússia, Islândia e entre outros. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade