Filhote de macaco-prego é resgatado das cinzas de queimada no Pantanal
Mamífero recém-nascido foi encontrado em área afetada por incêndios florestais
Um filhote recém-nascido de macaco-prego foi resgatado após ser encontrado em meio às cinzas de uma área afetada por incêndios florestais no Pantanal. O filhote estava com o cordão umbilical quando foi achado na reserva ecológica Salobra, em Miranda, no Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Uma equipe do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal estava monitorando a área quando se deparou com o animal na sexta-feira, 13.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o animal estava separado da mãe e desorientado. Ele foi transferido para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande, até que a saúde seja restabelecida e possa ser devolvido à natureza.
O filhote foi batizado de Fênix, em referência ao pássaro mitológico que renasce das cinzas, e foi um símbolo de esperança para todos os envolvidos no resgate. Após ser resgatado, ele foi tratado pela equipe da base de Miranda até o dia 16, quando foi levado para o Cras, em Campo Grande, para cuidados mais intensivos no Hospital Ayty.
"Devido à sua idade extremamente jovem, o macaco-prego exige atenção especializada, como alimentação com mamadeira a cada duas horas e aquecimento constante, características de cuidados semelhantes aos de um bebê humano. Está sendo estimulado a defecar e urinar, está num local aquecido", diz a nota do Cras.
Não há informações sobre se a mãe do filhote foi encontrada. Até o momento, não há uma previsão para que o macaco deixe o hospital veterinário.