Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Furacão Milton será a tempestade mais forte do mundo em 2024

Fenômeno se aproxima da Flórida, nos EUA, e deve atingir outras diversas cidades nos arredores

8 out 2024 - 13h14
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Centro do furacão Milton registrado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)
Centro do furacão Milton registrado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)
Foto: NOAA

O centro do furacão Milton está a 100 quilômetros da península de Yucatán, no México, com ventos de até 305 quilômetros por hora. O furacão deve chegar à Flórida, nos Estados Unidos, na quarta-feira, 9, com menos intensidade nas rajadas de vento, porém, com alto poder destrutivo. Esta é a maior tempestade do mundo em 2024. 

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos rebaixou o Milton de 5 para 4, mesma categoria do Helene, que destruiu diversas cidades no sudeste norte-americano e matou centenas de pessoas no mês passado. Apesar de ter sido rebaixado, este não deixou de ser extremamente perigoso para a população.

Autoridades estadunidenses pedem para que moradores de áreas de risco deixem suas casas. "Posso afirmar sem nenhum drama: quem escolher ficar em casa em uma das áreas de evacuação, vai morrer", disse Jane Castor, prefeita de Tampa, na Flórida, em entrevista à CNN.

Furacão Milton: Estação Espacial Internacional mostra dimensão do fenômeno que atingirá os EUA:

Os ventos do furacão Milton podem ultrapassar os 280 quilômetros por hora, tornando-o mais violento do que o Helene. Além disso, ele também deve atingir outros Estados e cidades nos arredores do México. 

O governo da Califórnia está auxiliando o Estado costeiro e enviou mais de 140 bombeiros e socorristas para as zonas de perigo. Yucatán estava entre as cidades de grande risco de impacto pela tempestade, contudo, além de Yucatán, cidades como Tabasco, Quintana Roo e Campeche devem sofrer "apenas" com chuvas torrenciais. 

Este é o furacão mais forte no Oceno Atlântico desde o Dorian, em 2019, quando as rajadas de vento chegaram a 297 km/h. O Milton também está entre os dez furacões mais fortes que já passaram pelo Atlântico, incluindo o Katrina, em 2005. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade