Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Idoso tenta fugir do calorão com rede dentro de caixa d’água e viraliza nas redes sociais

Ideia foi comparada às praias de Jericoacoara, no Ceará. Imagens foram compartilhadas pelo neto dele

25 set 2023 - 09h32
Compartilhar
Exibir comentários
Idoso monta rede dentro de caixa d'água para driblar o calor
Idoso monta rede dentro de caixa d'água para driblar o calor
Foto: Reprodução/Twitter

A forte onda de calor que atingiu grande parte do Brasil neste domingo, 24, exigiu criatividade para que a população pudesse driblar as altas temperaturas. Um idoso criou uma solução inusitada para se refrescar: se deitou em uma rede dentro de uma caixa d’água, imitando as praias de Jericoacoara, no Ceará. O neto dele compartilhou uma foto da cena na rede social ‘X’, o antigo Twitter, e logo viralizou.

O post de Matheus, que mora em Teresina, no Piauí, foi feito pela manhã de domingo, e ultrapassou as 66 mil curtidas. “Meu avô tomou medidas drásticas contra esse calor”, escreveu o neto. Nos comentários, os seguidores caíram na risada e chamaram o idoso de “gênio”.

“Ele fez sua própria Jeri, gênio”, escreveu uma usuária, em referência às praias de Jericoacoara. “Tô quase arrumando uma dessa pra colocar na sala pra assistir TV”, disse outra.

Onda de calor

A onda de calor que se instalou sobre o Brasil nos últimos dias do inverno ganhou força neste fim de semana, o primeiro da primavera de 2023. A nova estação teve início astronômico às 3h50 da madrugada do sábado, 23.

De acordo com o Climatempo, o calor aumentou neste domingo, 24, em todas as regiões do país e algumas capitais registraram novos recordes de calor para o ano de 2023. Ao longo desta semana, o calor ainda deve persistir em todo o País.

O sistema de alta pressão atmosférica que está causando a onda de calor só deve começar a enfraquecer no fim desta semana. Assim, até o dia 28 de setembro, temperaturas muito altas ainda serão observadas sobre a maioria das áreas do Sudeste e no Centro-Oeste, caracterizando uma onda de calor.

A primavera de 2023 está especialmente quente por causa da influência do fenômeno El Niño. A mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, causadas pelo fenômeno, altera o caminho normal das frentes frias sobre a América do Sul. Assim, fica mais difícil a mistura do ar quente com o ar frio, de origem polar, que eventualmente possa chegar ao Brasil com as frentes frias.

Termômetros marcam 40ºC na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, neste domingo, 24. Onda de calor afeta vários Estados do País.
Termômetros marcam 40ºC na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, neste domingo, 24. Onda de calor afeta vários Estados do País.
Foto: Ronaldo Pedro da Silva/Ato Press/Estadão Conteúdo

Recordes de calor

Ainda segundo o Climatempo, a cidade de São Paulo registrou a tarde mais quente de 2023 neste domingo, 24, e uma das mais altas temperaturas para um dia de setembro. Através da rede social X, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a temperatura máxima foi de 36,5°C, na estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, que registra dados meteorológicos da cidade de São Paulo desde 1943. A marca de 36,5°C é a segunda maior temperatura na capital paulista para um dia de setembro, desde o começo das medições em 1943.

A cidade do Rio de Janeiro teve a tarde mais quente do ano neste domingo, 24 de setembro, com a temperatura máxima de 39,9°C, registrada na estação meteorológica da Vila Militar, na zona oeste carioca. O recorde anterior era de 38,8°C, em 4 de fevereiro, na estação da Marambaia

A tarde do domingo, 24 de setembro,  foi a mais quente do ano até agora em Belo Horizonte. O Inmet registrou a temperatura máxima de 36,0°C, na estação meteorológica de Santo Agostinho, que é a referência para verificação de recordes e históricos do clima em Belo Horizonte.

Curitiba, capital do Paraná, também estabeleceu o novo recorde de calor para o ano de 2023 neste domingo. O Inmet registrou a temperatura máxima de 33,1°C. O recorde anterior era de 32,4°C, em 22 de setembro.

Brasília, a capital federal, registrou a temperatura máxima de 33,9°C, segundo o Inmet.  Este valor já iguala o recorde de calor atual para o ano de 2023, registrado no sábado, 23.

Sol forte
Sol forte
Foto: Iamyail / iStock

Previsão para a semana

A onda de calor vai continuar ativa em parte do País até o final desta semana. Novos recordes de calor poderão ser observados em várias capitais até a próxima sexta-feira, 29.

Nesta segunda-feira, 25 de setembro, a Climatempo prevê possibilidade de recorde para Palmas (41°C), Teresina (40°C), Goiânia (40°C), Cuiabá (42°C), Brasília (35°C), Campo Grande (39°C) e Belo Horizonte (37°C).

Até a próxima quarta-feira, 27, o calor poderá aumentar na região de Belo Horizonte, de Vitória, de Brasília e de Cuiabá e estas capitais poderão registrar novos recordes de calor.

Há uma possibilidade de recorde histórico em Belo Horizonten na terça-feira, 26, quando o Climatempo prevê 39°C de temperatura máxima.

Para Vitória, capital do Espírito Santo, há previsão de 38°C para quarta-feira, valor muito próximo do recorte histórico de calor na capital capixaba que é de 39,0°C, em quatro de janeiro de 1972, segundo dados oficiais do Inmet.

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio Janeiro provoca uma mudança na direção dos ventos e pancadas de chuva nesta segunda-feira, 25, o que vai fazer a temperatura baixar.

Em Curitiba também ocorre mudança na direção dos ventos e chuva diminuindo o calor.  não há expectativa de recordes para esta segunda-feira.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade