Imagens de satélite mostram terra destruída por queimadas no interior de São Paulo; veja
Fumaça em SP atingiu Brasília e Goiânia, e mais de 800 pessoas precisaram deixar suas casas
São Paulo enfrenta o pior mês de agosto em números de focos de queimadas desde 1998 segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ano em que a medição iniciou. Imagens de satélite mostram a tragédia ambiental e impressionam pelo tamanho da destruição causada pelo fogo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As imagens são do Planet Labs PBC, e foram cedidas ao Terra. Nelas, é possível ver o tamanho do estrago causado após o avanço das queimadas no último dia 23, em Altinópolis, no interior paulista.
Áreas verdes ganharam tons amarronzados e cinzas após serem cobertas pela fumaça. Nas imagens de satélite, também é possível ver que mesmo onde o fogo já passou, ainda há algum resquício de chamas.
Veja a seguir:
Cidades de São Paulo enfrentaram o fogo no último final de semana. No total, 48 municípios ficaram em alerta máximo, conforme informações do governo do estado. Funcionários do Ibama se reuniram em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para anunciar novas medidas.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estimou que os prejuízos causados pelas queimadas em São Paulo ultrapassem o montante de R$ 1 bilhão. Em entrevista à GloboNews, na segunda-feira, 26, Tarcísio ponderou que o setor do agronegócio e, principalmente, da produção de cana-de-açúcar serão os mais afetados pelos incêndios.