Incêndios nos EUA: homens e cão ficam presos em casa tomada por fogo em Los Angeles; vídeo impressiona
Incêndios florestais fizeram com que pelo menos 30 mil pessoas deixassem suas casas na Califórnia
Cenas que viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira, 8, mostram dois homens e um cachorro presos em uma casa rodeada pelo fogo de um incêndio florestal em Los Angeles, na Califórnia. Até o momento, a catástrofe tirou pelo menos 30 mil pessoas de suas casas desde a última terça-feira, 7.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O vídeo, publicado na rede social X, mostra o incêndio próximo às janelas de uma casa em Pacific Palisades, área nobre de Los Angeles habitada por estrelas de cinemas e artistas reconhecidos.
Em um trecho da gravação, o homem que registra as imagens mostra um cão e diz que 'vai ficar tudo bem'. Depois, ele aparece orientando outro rapaz, que sugere abrir uma janela: "Não abra nada", diz.
Nightmare Fuel
Two men and a dog trapped in a home surrounded by the Palisades fire. pic.twitter.com/YDCkFmLNbH
— Kevin Dalton (@TheKevinDalton) January 8, 2025
O internauta Kevin Dalton, responsável por compartilhar as imagens nas redes sociais, afirmou que, apesar do susto, os homens e o cão conseguiram deixar a casa em segurança. Não há informações oficiais sobre o estado de saúde do trio.
Pelo menos quatro incêndios florestais de grandes proporções atingem a área urbanizada de Los Angeles desde terça-feira. Além do clima seco, o fogo também é impulsionado por tempestades de ventos de 160 km/h. Em meio ao incêndio, o Estado da Califórnia declarou situação de emergência.
O fogo desalojou famosos de Hollywood, como o ator Mark Hamill, de Star Wars, James Wood, Spencer Pratt e Heidi Montag.
Segundo o Departamento de Bombeiros de Los Angeles, o incêndio está, até o momento, '0% controlado'. Brigadistas também descobriram que extintores e hidrantes estão inoperantes, com reservatórios de água vazios.
As estradas da região ficaram congestionadas, pois as pessoas estavam tentando escapar da situação. Algumas delas precisaram abandonar seus carros enquanto o fogo se aproximava. Inclusive, o ator Steve Guttenberg, da Loucademia de Polícia, afirmou à rede de televisão KTLA que alguns de seus amigos foram impedidos de fugir porque outras pessoas abandonaram seus veículos na rua.
"É muito importante que todos se unam e não se preocupem com seus bens pessoais. Apenas saiam. Peguem seus entes queridos e saiam", disse.
Eugene Levy, de American Pie, descreveu ao Los Angeles Times a fumaça como 'preta e intensa', enquanto ele fugia de sua casa no meio do incêndio que atinge a região.
Em um comunicado, o Serviço Nacional de Meteorologia disse que a situação é ‘particularmente perigosa’ para partes dos condados de Los Angeles e Ventura. A chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse em uma coletiva de imprensa que mais de 25 mil pessoas em 10 mil casas estavam ameaçadas.
*Com informações da Reuters.