Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Intemperismo: o que é, tipos e causas

O intemperismo é um processo natural importante que tem relação com o desgaste de rochas, causado por vários fatores.

26 mar 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O intemperismo é um fenômeno natural que causa desgaste, decomposição e alteração de materiais rochosos e é influenciado por vários fatores, como a ação humana, composição da rocha, terreno, fauna e flora, clima e tempo.
O intemperismo químico nas rochas causado pelo próprio carbono na atmosfera acaba sendo um fator de auto-limpeza que a Terra possui. (Imagem: Heidi Soosalu/Wikimedia Commons)
O intemperismo químico nas rochas causado pelo próprio carbono na atmosfera acaba sendo um fator de auto-limpeza que a Terra possui. (Imagem: Heidi Soosalu/Wikimedia Commons)
Foto: Canaltech

O intemperismo é um fenômeno importante para o meio ambiente, para a geografia e para aspectos geológicos, já que está relacionado a transformações que ocorrem em corpos rochosos. Esse processo pode ser causado por uma série de fatores a partir de processos físicos, químicos ou biológicos.

Os fatores que podem causar o intemperismo são diversos e estão relacionados ao clima, tempo e vários outros processos naturais. Por isso, o fenômeno ocorre de maneiras diferentes, a depender da localização geográfica que se analisa. Além disso, é comum que esses fatores atuem de maneira combinada no intemperismo.

O que é intemperismo?

O intemperismo é um fenômeno natural que provoca a decomposição, desgaste e alteração de materiais rochosos. Esse processo faz com que paisagens inteiras possam ser transformadas, já que o intemperismo provoca a liberação de nutrientes, formação de solos e desenho de formas de relevo, além da erosão de áreas rochosas.

Dessa maneira, o conjunto de mudanças que ocorrem nas rochas é chamado de intemperismo. As mudanças podem ter diferentes causas, que ajudam a definir o tipo de intemperismo que ocorre em uma determinada região. Vale lembrar que ações humanas, como o desmatamento, também podem influenciar o processo de desgaste de solos e rochas em geral.

O que causa o intemperismo?

O intemperismo pode ser causado por diferentes fatores naturais. Além disso, esses processos podem ocorrer de maneira simultânea, o que pode até mesmo acelerar o processo de desgaste e decomposição de rochas:

  • Composição da rocha: a estrutura química da rocha pode ser um fator que causa intemperismo, já que há diferenças entre minerais que podem acelerar o desgaste de uma rocha;
  • Terreno: a forma do relevo também é uma causa do intemperismo. Topografias mais íngremes, em geral, aceleram o escoamento de água e, por consequência, o desgaste de rochas, por exemplo;
  • Fauna e flora: a vegetação presente em uma rocha também pode influenciar o intemperismo, já que as raízes das plantas têm potencial para desgastar o solo. A ação de seres vivos como fungos, minhocas e tatus é outro fator do intemperismo;
  • Clima: fenômenos climáticos de uma região, como chuvas, umidade e temperatura, também influenciam o intemperismo e podem acelerar ou não a decomposição de materiais rochosos;
  • Tempo: o tempo é outra influência do intemperismo, especialmente porque esse processo pode ser longo. Assim, quanto mais tempo uma área rochosa estiver exposta a fenômenos que aceleram o intemperismo, mais rápida e maior será a mudança de relevo dessa região durante os anos.

Quais são os tipos de intemperismo?

Os tipos de intemperismo são classificados conforme a origem do fenômeno que causa o desgaste de rochas. A classificação é dividida entre três processos de intemperismo.

Intemperismo físico

O intemperismo físico tem origem mecânica e envolve a desintegração de rochas em sua forma física, sem mudanças químicas na composição desses materiais. Ele ocorre, por exemplo, diante de variações na temperatura, que provocam a contração, dilatação e fragmentação de rochas, em processo chamado de expansão térmica.

O congelamento e descongelamento de água infiltrada em rochas, a abertura de fendas a partir de raízes de árvores e o atrito do vento em uma rocha também são exemplos de intemperismo físico.

Intemperismo químico

O intemperismo químico envolve a mudança química na composição do material rochoso, a partir da interação dos componentes da rocha com outros materiais, provocando reações químicas.

Processos como hidrólise (reação de minerais com a água), oxidação (interações entre minerais e oxigênio) e carbonatação (reações de rochas carbonáticas com dióxido de carbono presente no ar) provocam mudanças de cor e enfraquecimento do material rochoso.

Intemperismo biológico

Por fim, o intemperismo biológico é causado pela ação de seres vivos no desgaste das rochas. É o caso do impacto de raízes de árvores, que pressionam as rochas e fragmentam o solo, ou de microrganismos como bactérias e fungos que estão presentes nas rochas e que expelem ácidos e materiais que dissolvem minerais do solo.

A ação de animais como minhocas, toupeiras, tatus e outros seres escavadores também pode ocasionar a mistura e aeração do solo, o que por sua vez provoca desgaste químico e físico das rochas.

Quais as diferenças entre intemperismo e erosão?

O intemperismo está relacionado e pode ser até confundido com outro fenômeno natural: a erosão. Ambos são processos geológicos relacionados às rochas e à mudança de paisagens e relevos de forma geral, mas existem diferenças importantes entre eles.

O intemperismo é um conjunto de processos que provocam a decomposição, desagregação e alteração dos materiais que compõem as rochas, ou seja, envolve a desintegração desses materiais devido a diferentes agentes (físicos, químicos e biológicos).

Já a erosão envolve o transporte de materiais rochosos a partir do desgaste de solos e rochas, fazendo com que parte da rocha que está em uma área mais alta seja levada para áreas mais baixas do relevo. Com isso, sedimentos e detritos são levados de um local para outro.

Por isso, enquanto o intemperismo está relacionado à decomposição e desintegração de rochas, a erosão está mais ligada ao transporte e remoção dessas rochas de uma localidade para outra.

Para saber mais sobre a Terra, sua origem e os diferentes fenômenos geológicos que acontecem ao redor do globo terrestre, navegue pelo site Terra Planeta!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade