Invasão de mosquitos obriga moradores a ficarem em casa na Itália: 'Como na época da covid'
Situação é crítica na região da Toscana; Autoridades criaram uma petição com o intuito de chamar a atenção de outros países e buscar auxílio
Moradores da Toscana, Itália, enfrentam uma infestação de mosquitos em torno da lagoa de Orbetello, causada por desequilíbrios ambientais, o que levou ao confinamento das pessoas e suspensão de serviços locais.
Habitantes da região da Toscana, na Itália, estão vivendo um pesadelo. Nos últimos dias, uma nuvem de mosquitos tem cercado a lagoa de Orbetello. O fenômeno causa sério transtornos aos moradores, uma vez que precisam se manter confinados em casa, sem nem mesmo abrir as janelas, para não serem rodeados pelos insetos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A situação é classificada como um 'desastre natural' e alguns serviços, como o correios local, foram suspensos. "Estamos confinados em casa como na época da covid", desabafaram os moradores ao jornal italiano La Stampa.
A explicação para o surto está ligada a questões biológicas e ambientais, já que existe um desequilíbrio ecológico na região, no que tange à qualidade da água e à gestão ambiental da lagoa de Orbetello. O acúmulo de detritos, assim como a água parada, favorecem o desenvolvimento desordenado das larvas. As autoridades, por sua vez, esperam por respostas imediatas.
Para isso, criou-se uma petição, que já contava com mais de 25 mil assinaturas nos últimos dias, com o intuito de gerar visibilidade para a situação e atrair o auxílio de outros países. "Se não tomarem medidas imediatas, corremos o risco de prejudicar meses de trabalho e reservas", alertaram alguns empresários.
O prefeito de Orbetello, Andrea Casamenti, solicitou ajuda ao Ministério do Meio Ambiente italiano visando uma 'intervenção extraordinária'. Além disso, a prefeita de Siena, Nicoletta Fabio, assinou um decreto, que terá validade até novembro, para prevenir e controlar doenças transmitidas por insetos.