Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Invasão de mosquitos obriga moradores a ficarem em casa na Itália: 'Como na época da covid'

Situação é crítica na região da Toscana; Autoridades criaram uma petição com o intuito de chamar a atenção de outros países e buscar auxílio

31 mar 2025 - 13h25
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Moradores da Toscana, Itália, enfrentam uma infestação de mosquitos em torno da lagoa de Orbetello, causada por desequilíbrios ambientais, o que levou ao confinamento das pessoas e suspensão de serviços locais.
Enxame de mosquitos está rodeando a região da Toscana, na Itália
Enxame de mosquitos está rodeando a região da Toscana, na Itália
Foto: Getty Images

Habitantes da região da Toscana, na Itália, estão vivendo um pesadelo. Nos últimos dias, uma nuvem de mosquitos tem cercado a lagoa de Orbetello. O fenômeno causa sério transtornos aos moradores, uma vez que precisam se manter confinados em casa, sem nem mesmo abrir as janelas, para não serem rodeados pelos insetos. 

A situação é classificada como um 'desastre natural' e alguns serviços, como o correios local, foram suspensos. "Estamos confinados em casa como na época da covid", desabafaram os moradores ao jornal italiano La Stampa.

A explicação para o surto está ligada a questões biológicas e ambientais, já que existe um desequilíbrio ecológico na região, no que tange à qualidade da água e à gestão ambiental da lagoa de Orbetello. O acúmulo de detritos, assim como a água parada, favorecem o desenvolvimento desordenado das larvas. As autoridades, por sua vez, esperam por respostas imediatas.

Para isso, criou-se uma petição, que já contava com mais de 25 mil assinaturas nos últimos dias, com o intuito de gerar visibilidade para a situação e atrair o auxílio de outros países. "Se não tomarem medidas imediatas, corremos o risco de prejudicar meses de trabalho e reservas", alertaram alguns empresários. 

O prefeito de Orbetello, Andrea Casamenti, solicitou ajuda ao Ministério do Meio Ambiente italiano visando uma 'intervenção extraordinária'. Além disso, a prefeita de Siena, Nicoletta Fabio, assinou um decreto, que terá validade até novembro, para prevenir e controlar doenças transmitidas por insetos. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade