Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Já pintou o verão': estação começa neste sábado e promete combinação de calor e muita chuva

A estação mais quente do ano dá boas-vindas ao Brasil às 06h20 deste sábado, 21, e termina no dia 20 de março de 2025, à 06h02

21 dez 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Em 2025, o verão terá mais chuvas e menos dias de calor excessivo
Em 2025, o verão terá mais chuvas e menos dias de calor excessivo
Foto: Getty Images

Quem ama o verão já pode programar o alarme: às 06h20 deste sábado, 21, a estação mais quente do ano dá boas-vindas ao Brasil. A virada marca o fim de uma primavera instável e chuvosa em boa parte do País. A má notícia é que quem pensou que vai 'se livrar' das chuvas, está enganado. Em 2025, a estação solar terá calor, mas os corredores de umidade também trarão fortes tempestades. 

Dias não tão ensolarados assim

Verão brasileiro será instável em 2025
Verão brasileiro será instável em 2025
Foto: Eduardo Nicolau/Estadão / Estadão

Se essa temporada fosse uma música, talvez começasse com os famosos versos: Já pintou o verão / Calor no coração...", da música Baianidade Nagô, da Banda Mel. Isso porque faz parte do imaginário popular e cultural essa ideia de que a energia solar traz boas vibrações na estação mais quente do ano. 

Para quem curte essa sensação, o período está mais próximo do que se imagina. O verão no Brasil começa no dia 21 de dezembro de 2024, à 06h20, e termina no dia 20 de março de 2025, à 06h02. Isso significa que, em todo esse período, as terras brasileiras terão dias mais ensolarados e mais longos do que as noites. 

No entanto, a meteorologista Danielle Barros Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), explica que o verão de 2025 não terá tantos dias 100% ensolarados quanto se imagina. O motivo é a combinação do calor com a alta umidade, que favorece a ocorrência de chuvas intensas e ventos moderados e fortes, além de descargas elétricas. 

"Durante esta época, temos a formação de corredores de umidade que vão desde o sul da região amazônica passando pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, que causam dias consecutivos com chuvas e que podem gerar muitos transtornos", alerta a meteorologista em entrevista ao Terra

Chuvas de verão

Verão brasileiro começa em dezembro
Verão brasileiro começa em dezembro
Foto: Getty Images

As chamadas "chuvas de verão" deverão refrescar boa parte do País durante os próximos meses, mas serão eventos climáticos mais rápidos e dinâmicos. Isso significa que o 'solzão' e o céu azul, característicos do período, também aparecerão para os brasileiros. 

No verão de 2025, o 'calorão' insustentável não deve fazer parte da rotina de sulistas e moradores da Região Sudeste. Por conta da falta de fenômenos como o El Niño ou do La Niña nesta temporada, o clima deverá ser mais instável e com menos extremos.

Conforme a meteorologista do INMET, as temperaturas esperadas beiram a média histórica no Sul do País e, mais especificamente, no leste do Sudeste. Segundo Danielle, isso ocorrerá "devido a entrada de frentes frias e formação de corredores de umidade oriundos da região amazônica, que favorecem a ocorrência de dias consecutivos com chuva, amenizando a temperatura.

Para todo o verão, a previsão indica volumes de chuva superiores a 180 mm/mês no Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. As pancadas, no entanto, não significam um verão cinzento.

Dá para aproveitar o verão de 2025 no Sudeste?

Verão
Verão
Foto: Timon Studler na Unsplash

Mesmo com previsão de temporais, as capitais do Sudeste também terão dias ensolarados. Já o 'calorão' , de acordo com Danielle, deve ficar por conta de áreas do oeste mineiro e de São Paulo.

Um dos principais destinos turísticos da alta temporada, o Rio de Janeiro deve receber seus visitantes com tempo aberto durante parte do verão, embora não deva apresentar temperaturas muito elevadas. No lugar do sol a pino, a cidade maravilhosa terá dias menos 'azuis' e mais abafados. 

A lógica é a mesma para outras capitais da região Sudeste, como São Paulo, e de todo o País. Quem garante é a meteorologista Ana Clara Marques, da Climatempo: "O próximo verão não será tão quente como o último, que bateu recordes de calor. Haverá alguns picos de temperaturas altas, mas depois elas diminuirão, com variações mais frequentes."

Outra característica do verão de 2025 é o período de trégua entre uma semana de calor e outra. “Há menor probabilidade de que haja duas semanas, por exemplo, de temperaturas elevadas. O clima vai oscilar mais, embora, na média, deva manter o comportamento de verão”, explica a especialista da Climatempo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade