Jonathan, a tartaruga-gigante mais velha do mundo, completa 191 anos de idade
De acordo com o livro dos recordes, estima-se que o animal tenha nascido em 1832
A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
Superando a expectativa média de vida para sua espécie, a tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade.
De acordo com o livro dos recordes, calcula-se que o nascimento da tartaruga ocorreu por volta de 1832. Ao longo de sua existência, testemunhou duas guerras mundiais, a Revolução Russa, além de ter vivido sob o reinado de oito monarcas britânicos e a liderança de 40 presidentes norte-americanos.
Jonathan é natural de Seychelles, um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África. Em 1882, o animal foi levado para a ilha de Santa Helena, perto do arquipélago no Oceano Índico. Atualmente, ele mora na Plantation House, a residência oficial do governador da ilha.
Embora sua idade avançada, o quelônio não é considerado o animal mais velho do mundo. O título ficou para o tubarão-da-Groenlândia, é considerado o animal vertebrado mais antigo do planeta, com aproximadamente 500 anos.
O tubarão-da-groenlândia, também é conhecido como tubarão-boreal e habita águas frias e profundas. Seu nome científico Somniosus Microcephalus significa “Sonolento de Cabeça Pequena” e evidencia sua lentidão. A espécie é fácil de ser identificada por se destacar de outros tubarões no oceano. Ele apresenta um corpo cilíndrico, olhos pequenos, focinho arredondado, ausência de nadadeira anal e pode atingir até sete metros de comprimento e pesar 1,5 kg.