Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Julho será o mês mais frio de 2024; veja o clima em sua região

De acordo com MetSul, o inverno, caracterizado pelo clima seco, ainda pode ter aumento de chuvas

1 jul 2024 - 10h46
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Termômetro registra baixa temperatura na avenida Paulista, região central de São Paulo.
Termômetro registra baixa temperatura na avenida Paulista, região central de São Paulo.
Foto: Anderson Barbosa/Estadão Conteúdo

O inverno começou e, apesar das altas temperaturas registradas em grande parte do Brasil, julho será o mês mais frio de 2024. De acordo com MetSul, um dos principais geradores de informação meteorológica do Conesul, a frente fria deve chegar depois de uma sequência de temperaturas “muito acima da média”, como ocorreu em junho.

O inverno, caracterizado pelo clima seco, pode ter aumento de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do sul da Região Norte, o interior da Região Nordeste e o oeste da Região Sul. Em contrapartida, em partes do Brasil, como no Pantanal, a estiagem chegou mais cedo e de forma intensa. A região já registra níveis baixos nos principais rios e aumento de queimadas superior ao esperado.

Com o fim do El Niño, as temperaturas altas devem diminuir nos próximos meses. Segundo o meteorologista Willians Bini, tivemos 12 meses de recordes de calor. Agora o momento é de transição climática para La Niña. Com isso, as chuvas devem ficar acima e baixo da média em alguns pontos.

Previsão do tempo por região

  • Centro-Oeste e Sudeste

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de tempo quente e seco para as primeiras semanas do mês no Sudeste e Centro-Oeste. No Estado de São Paulo, uma frente fria deve trazer também chuvas, principalmente na região litorânea. No Sul do Mato Grosso do Sul, chuvas fracas devem ser registradas. Em regiões como o norte de Goiás, as temperaturas devem ficar dentro da média, 20 e 22°C.

  • Sul

O panorama para o Sul em julho é de mais chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Centro-Sul do Paraná. Ventos fortes e queda de granizo devem complementar o clima na região. Apesar disso, a região deve ter entrada de umidade maior do que o comum. Na região da Serra Gaúcha, a expectativa é receber 60 milímetros de água a mais do que a média esperada.

  • Nordeste

Ao longo do mês, as temperaturas devem ser mais amenas, marcando entre 20 e 22ºC. Chuvas podem ser leves e reduzidas em grande parte da região. Diferente do que foi registrado em junho, que contemplou temporais e instabilidade causada por massas de umidade.

  • Norte

A expectativa é que as chuvas fiquem acima da média nas próximas semanas. Pancadas de chuvas podem ser registradas. Áreas como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá podem ser afetadas. Desde junho, a região está sob efeito da Zona de Convergência Intertropical, que aumenta os índices pluviométricos em regiões equatoriais. No Sul do Norte, a tendência é pouca chuva e temperaturas elevadas, podendo o termômetro marcar até 26ºC.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade