Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ecologia: O que é, importância e o que estuda

A ecologia é uma área da ciência que estuda como os humanos e outros seres vivos interagem com o planeta onde vivem

9 ago 2023 - 05h00
(atualizado em 11/8/2023 às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda o que é ecologia e qual é a sua importância
Entenda o que é ecologia e qual é a sua importância
Foto: andreswd / iStock

Com o aumento dos problemas ambientais do planeta, cada vez mais se ouve o termo “ecologia” por aí. O tema acaba sendo assunto das principais discussões, seja nos jornais, revistas, internet, provas de vestibular ou até mesmo nas rodas de conversa.

Mas entender o que é ecologia e sua importância envolve muito mais do que é discutido no dia a dia, já que esse é um importante objeto de estudo relacionado ao meio ambiente.

O que é ecologia?

A ecologia é uma área da biologia que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente onde vivem. Além disso, a ecologia também estuda os próprios seres vivos e o ambiente.

Ou seja, a ecologia é a ciência que observa humanos, animais, organismos e outros seres vivos, os ambientes onde eles estão inseridos e as relações entre eles.

O que significa a palavra ecologia?

O termo ecologia foi utilizado pela primeira vez pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel em sua obra “Generelle Morphologie der Organismen” – Morfologia geral dos organismos, em português –, lançada em 1866.

A palavra ecologia vem do grego “oikos”, que significa casa, e “logos”, que significa estudo. Ou seja, em livre tradução, a ecologia é o “estudo da casa”.

Por isso, quando falamos sobre ecologia, estamos falando de como os seres vivos interagem com o ambiente onde eles estão: é um estudo da casa de cada organismo no planeta.

Quais os nichos da ecologia?

A ecologia se divide em dois nichos ecológicos principais: a autoecologia e a sinecologia.

A autoecologia diz respeito ao estudo de espécies. Nela, são analisados os comportamentos e suas características biológicas.

Por exemplo, a autoecologia estuda as diferentes espécies de flores, como elas se comportam no ambiente e quais são as características que as identificam.

Já a sinecologia estuda as relações entre as espécies. Então, enquanto a autoecologia estuda as individualidades de cada espécie de flor, a sinecologia estuda como as diferentes espécies de flores interagem entre si no ambiente que elas estão inseridas – ou seja, em seu habitat natural ou em habitats onde elas foram colocadas.

Como as relações são estudadas na ecologia?

Além dos nichos ecológicos, existem quatro níveis de organização da ecologia que merecem atenção. São eles:

População

É o estudo de como uma mesma espécie interage ao viver em uma mesma área. Além disso, a população estuda também as chances de reprodução dessa espécie tanto entre si, quanto com outras espécies da mesma região.

Comunidades

Estuda como várias populações vivem em uma área.

Ecossistemas

O estudo de ecossistemas corresponde a maneira de como várias comunidades vivem em um ambiente e lidam com as influências desse ambiente, como luz, água e outras condições climáticas.

Biosfera

É o estudo de todos os seres vivos que vivem no planeta e dos ambientes onde eles estão inseridos.

Por que a ecologia é importante?

A ecologia é uma ciência que permite que a população entenda o funcionamento do planeta. E é por meio dessa compreensão que é possível entender os impactos da ação humana no mundo.

As descobertas feitas por meio da ecologia permitem a criação de planos para preservação de espécies, além de facilitar o entendimento do que interferências humanas podem causar nelas e até mesmo permitir a previsão de possibilidades do que pode acontecer no futuro do planeta.

Ou seja, a ecologia é fundamental para a preservação da biodiversidade da Terra, dos recursos naturais e, consequentemente, das espécies.

Como a ecologia está presente em nosso dia a dia?

Existem diversos exemplos de como a ecologia está presente em nosso dia a dia, já que, a todo momento, humanos interagem com outras espécies e organismos vivos. 

Consequentemente, todas as ações possuem consequências para o ambiente e para as outras espécies.

Alguns dos exemplos de como a interação humana com o ambiente pode trazer problemas ambientais para o planeta são:

Esses acontecimentos são resultados da interação humana com outras espécies e com o ambiente onde vivem. Algumas das interações que são prejudiciais para o ambiente e, consequentemente, causam problemas ecológicos para todas as espécies são:

  • Vazamentos de petróleo nos mares;
  • Incêndios em matas e florestas;
  • Caça de animais silvestres e selvagens;
  • Desmatamento descontrolado;
  • Exploração de riquezas naturais.

No Terra Planeta, é possível encontrar mais informações sobre ecologia e notícias sobre sustentabilidade.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade