França fará operação para tentar salvar baleia no rio Sena
Objetivo das equipes é transportar o animal do local
As equipes responsáveis por tentar salvar uma baleia beluga perdida no rio Sena, na França, realizará na noite desta terça-feira (9) uma operação para resgatar o animal, que tem quatro metros de comprimento e pesa cerca de 800 kg.
"Uma operação para transportar a beluga perdida no rio Sena será tentada esta noite", informou à imprensa a prefeitura de Eure, que vem orquestrando as tentativas de resgate do animal.
O principal objetivo dos especialistas marinhos é devolver a beluga ao mar, mas a operação será complexa e arriscada, já que a baleia está doente e desnutrida. O animal foi bloqueado por uma eclusa em Saint-Pierre-La-Garenne, na Normandia, e sua saúde se deteriorou ainda mais com o tempo.
A partir das 20h (local), as equipes de resgate tentarão colocar a beluga em um caminhão e levá-la para uma grande bacia de água, onde será tratada por especialistas antes de retornar ao mar, informou as autoridades francesas.
O caso envolvendo a baleia se espalhou pelo mundo, tanto que um grande fluxo de doações financeiras e outros auxílios foram registrados. A ONG Sea Shepherd, por exemplo, emitiu ontem (8) um apelo para pessoas enviarem cordas, redes e outros equipamentos pesados.
Um estudo elaborado pelo Observatório Pelagis, que fica na França e é especializado em mamíferos marinhos, aponta que a população de belugas mais próxima se encontra no arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega, a cerca de três mil quilômetros do rio Sena. .