Incêndios podem ter levado à extinção de grandes mamíferos, indica pesquisa
Aumento das temperaturas e incêndios causados por atividades humanas são considerados fatores determinantes para extinção das espécies
Os incêndios causados por atividades humanas podem ter levado à extinção de grandes mamíferos, e o desaparecimento de tigres de dentes-de-sabre do sul da Califórnia, há 13 mil anos. A constatação é de um estudo publicado na revista Science.
Ao The New York Times, o biólogo Robin O'Keefe, declarou que os humanos foram a causa primária dessa virada.
"O que aconteceu em La Brea estará acontecendo agora? É uma ótima pergunta, e acho que precisamos tentar encontrar a resposta", alertou o biólogo evolutivo da Universidade Marshall.
O aumento das queimadas e dos incêndios preocupa autoridades e cientistas. Conforme pesquisa publicada na National Library of Medicine, os Estados Unidos vêm enfrentando incêndios com frequência mais intensa e dimensões quatro vezes superiores aos incêndios registrados há 20 anos.
Já no Canadá, os incêndios deste verão consumiram mais de 13,7 milhões de hectares, segundo o Canadian Interagency Forest Fire Center (CIFFC). Trata-se da pior temporada de incêndios florestais já registrada, com pelo menos mil incêndios em todo o país.