Inverno começa 20 ou 21 de junho? Saiba o motivo da data variar de ano para ano
Entenda como a relação entre o calendário civil e o ano trópico influenciam as estações do ano
O inverno deste ano começa nesta quinta-feira, dia 20 de junho, às 17h51 (horário de Brasília), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia difere da data padrão de 21 de junho, que é tradicionalmente ensinada nas escolas para facilitar a memorização. Mas a explicação é científica.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do Sol. O início das estações do ano está associado aos solstícios [inverno e verão] e aos equinócios [outono e primavera]", explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON).
O solstício e o equinócio são fenômenos astronômicos que marcam pontos específicos no ciclo anual da Terra em relação ao Sol, a incidência dos raios solares sobre o planeta. Cada um ocorre duas vezes ao ano, resultando nas quatro estações.
O solstício marca o início do verão, quando há mais incidência de luz solar e os dias ficam mais longos, e do inverno, quando há menos incidência de luz solar e os dias ficam mais curtos. Já no equinócio, que determina o começo da primavera e do outono, a luz solar atinge os hemisférios norte e sul igualmente, resultando em dias e noites de igual duração.
Mas como isso explica a variação na data de início do inverno? Porque esses eventos astronômicos são dinâmicos e têm um tempo de duração diferente do adotado pelo calendário civil, que é estático.
O calendário civil determina que o ano tem 365 dias, mas o tempo que a Terra leva para retornar à mesma posição em relação ao Sol, voltando ao mesmo ponto que define as estações do ano, é de aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Este período é chamado de ano trópico. Assim, para manter o calendário civil sincronizado com as estações do ano, é necessário adicionar um dia extra a cada quatro anos, o chamado ano bissexto, como é o caso de 2024, o que também altera a data do início das estações.