Lula quer desmatamento zero na Amazônia até 2030: 'Não vamos fazer na marra'
Presidente pediu a colaboração dos governos locais para cumprir meta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou como meta zerar o desamatamento na Amazônia até 2030. O chefe do Executivo pediu a coloboração de governadores e prefeitos locais para conseguir o objetivo.
"Acho que minha obrigação é falar para todo mundo que o Brasil fará sua parte. Até 2030, teremos desmatamento zero nesse país. E não vamos fazer na marra. Temos que chamar todos os prefeitos e governadores e ter uma discussão, compartilhar com eles uma solução", declarou Lula.
"Não queremos ficar xingando e multando prefeito. Quem sabe assim a gente consiga ter todos os prefeitos como aliados para evitar que bandidos façam queimadas e derrubadas que fazem todo santo ano", completou.
As declarações foram dadas durante a live semanal do presidente, que desta vez foi transmitida direto da Belém, onde acontece a Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Segundo Lula, o evento será um marco na história da defesa da Amazônia. O presidente ainda afirmou que a preservação da Amazônia exige olhar para as necessidades das pessoas que vivem na região e que o objetivo da cúpula é que todos os países participantes saíam unificados a caminho da COP 28, a ser realizada nos Emirados Árabes, em dezembro.
*Com informações da Reuters