Macron apoia plano de Lula de fazer COP na Amazônia
Ideia foi lançada pelo petista em cúpula climática no Egito
O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou apoio nesta quinta-feira (17) à ideia de realizar a COP30, em 2025, na Amazônia.
A iniciativa foi lançada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em discurso na COP27, que acontece no balneário de Sharm el-Sheikh, no Egito.
"Espero ardentemente que possamos ter uma COP na Amazônia, então apoio totalmente essa iniciativa do presidente Lula", declarou Macron durante uma visita a Bangkok, na Tailândia.
"Apoio o retorno do Brasil para uma estratégia amazônica. Precisamos disso", acrescentou o presidente da França, país que tem parte de seu território, a Guiana Francesa, coberto pela maior floresta tropical do mundo.
O Brasil já deveria ter sediado a COP em 2019, mas o governo de Jair Bolsonaro abriu mão da cúpula climática. A ideia de Lula seria organizar a COP em 2025 no Amazonas ou no Pará, os dois maiores estados da Amazônia.
Após quatro anos de uma relação distante e até conflituosa com Bolsonaro, Macron foi um dos primeiros líderes a falar com Lula após sua vitória nas eleições de 30 de outubro e já demonstrou entusiasmo com a volta do petista ao poder.