'Maré vermelha' volta a aparecer no mar de Ilhabela, no litoral de São Paulo; veja vídeo
Essa é a segunda vez que o fenômeno é registrado este ano
O fenômeno natural conhecido como maré vermelha voltou a aparecer no mar de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Em fevereiro deste ano, a mancha vermelha já havia sido registrada por moradores da região. Um vídeo que mostra o momento em que um barco navega sob as águas vermelhas foi divulgado pelo perfil Ilhabela SP no Instagram.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As imagens foram feitas pelo fotógrafo Rafael Mesquita na terça-feira, 25, enquanto pesquisadores do Projeto Toninhas estavam no mar. Apesar de não ser tóxica para os seres humanos, a maré vermelha é ocasionada pela proliferação de algas nocivas, chamadas de Mesodinium rubrum.
Desta forma, a decomposição deste micro-organismos é prejudicial para a vida marinha, pois reduz o oxigênio na água e ocasiona a morte de peixes. Entre os fatores que podem contribuir para que o fenômeno ocorra está o excesso de matéria orgânica, como esgoto, por exemplo.
O fenômeno vem sendo monitorado pelo Centro de Biologia Marinha da Usp (CebiMar) e pela Companhia Ambiental do Estadão de São Paulo (Cetesb) desde que ocorreu pela primeira vez em 2025. Além de Ilhabela, a maré vermelha também atingiu o mar de São Sebastião.