Mito ou verdade: as cigarras conseguem 'prever' a chuva? Descubra
Inseto emite som característico durante período quente e úmido
O canto das cigarras anuncia a chegada da chuva, ao menos é o que diz a crença popular bastante difundida no Brasil e em outras culturas. Mas seria isso mito ou verdade? Acertou quem respondeu mito. Na verdade, as cigarras começam a emitir a sua sinfonia quando entram no período reprodutivo. Geralmente isso acontece no final do inverno seco e início da primavera.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O período reprodutivo desses insetos é justamente quando acaba o inverno seco e começa a primavera, onde historicamente começam as primeiras chuvas. Durante as chuvas, há um aumento dos alimentos e disponibilidades de recursos. Então, não só as cigarras, assim como outras espécies, têm o seu reprodutivo nessa época do ano", explicou a bióloga Clara Costa ao DF1, da TV Globo.
As cigarras 'cantam' por dois motivos principais: para afastar outros machos e, principalmente, para atrair fêmeas durante a época de acasalamento. Como o canto é comum no período mais quente e úmido, criou-se a crença de que elas anunciam a chegada das chuvas.
A fase reprodutiva das cigarras começa na vida adulta, geralmente, elas passam a fase imatura no interior do solo e só emergem para a superfície quando atingem a fase adulta.
O som emitido pelas cigarras, no entanto, não é único. Ele varia segundo as mais de 1500 espécies já catalogadas do inseto. O canto também pode alcançar até 120 decibéis.