Ondas invadem orla no Rio de Janeiro e causam pânico; entenda
Banhistas foram surpreendidos com a força das águas na Zonal Sul da cidade, principalmente no trecho entre Ipanema e Leblon
Uma onda gigante assustou banhistas que estavam nas praias do Leblon e de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, na tarde de domingo, 5. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a onda invade a areia, e arrasta pessoas, cadeiras, barracas e objetos.
A água também tomou o calçadão e chegou até as avenidas próximas, provocando medo e confusão. Em outro ponto da cidade, na praia de Itacoatiara, em Niterói, ondas gigantes também foram registradas.
Um adolescente de 16 anos desapareceu no mar praia de Ipanema na manhã de domingo. As buscas pelo jovem foram retomados nesta segunda, 6, pelo Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros.
As ondas foram provocadas por uma ressaca no mar. Desde sexta-feira, 4, a Marinha do Brasil já alertava para o fenômeno, que exige cautela dos banhistas. A prefeitura do Rio também compartilhou o alerta em suas redes sociais.
"A Marinha do Brasil emitiu o alerta de que ondas de até 3,5 metros de altura podem atingir a orla da cidade a partir deste domingo, 05/11", disse em publicação no X, antigo Twitter, na ocasião.
Aviso de ressaca no mar!
A Marinha do Brasil emitiu o alerta de que ondas de até 3,5 metros de altura podem atingir a orla da cidade a partir deste domingo, 05/11.
Fique de olho nos canais oficiais do @OperacoesRio e siga as dicas de segurança. pic.twitter.com/RX4sPLmCI7
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) November 4, 2023