Quem é o jornalista brasileiro premiado com o ‘Nobel do ambientalismo’, o Prêmio Goldman
Marcel Gomes, da Repórter Brasil, foi contemplado pelo seu trabalho com jornalismo investigativo em defesa do Meio Ambiente
Marcel Gomes, jornalista e secretário-executivo da Repórter Brasil, recebe nesta segunda-feira, 29, o prêmio Goldman de Meio Ambiente de 2024, pelo o seu trabalho com jornalismo investigativo em defesa do Meio Ambiente.
O jornalista brasileiro Marcel Gomes, secretário-executivo da Repórter Brasil, recebeu na noite de segunda-feira, 29, o 'Nobel do ambientalismo, o prêmio Goldman de Meio Ambiente de 2024. A cerimônia oficial aconteceu em São Francisco, nos Estados Unidos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Gomes pelo seu trabalho com jornalismo investigativo, em 2021, que vinculou a carne vendida pelas empresas JBS, Marfrig e Minerva em supermercados europeus ao desmatamento ilegal de diferentes biomas, como Amazônia, Cerrado e Pantanal. O trabalho teve apoio da ONG Mighty Earth.
Com a repercussão da matéria, seis grandes grupos varejistas de Bélgica, França, Holanda e Reino Unido, que juntos somam mais de US$ 30 bilhões (R$ 153 bilhões) anuais em faturamento, chegaram a suspender a venda de produtos de companhias brasileiras de proteína animal, em dezembro de 2021.
O jornalista é o quinto brasileiro já contemplado com o prêmio, em edições anteriores, a ministra Marina Silva e a liderança indígena Alessandra Munduruku já foram homenageados.
Quem é Marcel Gomes?
- Marcel Gomes é jornalista e secretário-executivo da Repórter Brasil. Formado em jornalismo, ele tem mestrado em ciência política, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp;
- Gomes já rabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior;
- O jornalista também foi professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), durante 4 anos.