Milhares de peixes aparecem mortos em rio no interior de SP; veja o vídeo
Cena chamou atenção por, além da quantidade de animais mortos, indícios de poluição no Rio Piracicaba
Milhares de peixes apareceram mortos no Rio Piracicaba, no interior de São Paulo, na manhã deste domingo, 7. Autoridades ambientais apuram as circunstâncias do incidente. Especialistas alertam para a possibilidade de ter relação com a poluição no rio, que apresentou coloração anormal e espuma (veja acima).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao Terra, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que foi acionada e que técnicos da Agência Ambiental de Piracicaba atuam no local, com apoio do serviço municipal de água e esgoto. Amostras estão sendo coletadas para análise, e o rio continua sendo monitorado pela companhia.
O trecho mais crítico foi registrado nas proximidades do bairro Nova Piracicaba, onde há uma rampa pública para o acesso de barcos.
Indícios, no entanto, dão conta de que as águas do Rio Piracicaba possam ter sido contaminadas por poluentes. De acordo com o biólogo Eric Comin, o despejo de resíduos de esgoto e outros materiais, por exemplo, podem modificar a acidez e a concentração de oxigênio da água.
"Esse material cria uma camada de matéria orgânica e prolifera algas, que acabam com o oxigênio dissolvido na água, ocasionando a mortalidade de diversas espécies de peixes", avalia o biólogo.
O Terra questionou a Secretaria de Meio Ambiente do município e a Polícia Militar Ambiental sobre o ocorrido, mas não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestação.