Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

“Mudanças climáticas” é a Palavra do Ano no Brasil em 2023, segundo pesquisa

De acordo com estudo, além desta, “resiliência” e “conflito” também estão na lista.

19 dez 2023 - 17h42
Compartilhar
Exibir comentários
“Mudanças climáticas” é a Palavra do Ano no Brasil em 2023, segundo pesquisa
“Mudanças climáticas” é a Palavra do Ano no Brasil em 2023, segundo pesquisa
Foto: Reprodução/Getty Images

A Palavra do Ano no Brasil foi a expressão “Mudanças climáticas”. O resultado faz parte de uma pesquisa realizada pela CAUSE, em parceria com o estudo de pesquisa IDEIA. O termo vencedor foi o mais citado entre os 1.557 respondentes da pesquisa, residentes em todo o Brasil, correspondendo a 37% da preferência. 

Além dela, em segunda e terceira posição no ranking, estão “Resiliência”, com 14%, e “Conflito”, com 12%. De acordo com a CAUSE, A pesquisa, que é realizada anualmente, tem como propósito compreender o que a população brasileira sente e prioriza neste momento. 

Antes da votação popular, foram definidas sete palavras finalistas por formadores de opinião atuantes nos campos de filosofia, comunicação e artes. As outras finalistas eram: inteligência artificial (10%), vulnerabilidade (6%), urgências (5%) e desinformação (4%).

Com apoio de parceiros, a pesquisa também foi realizada nas favelas brasileiras, onde o resultado foi o mesmo. O estudo aponta que, segundo os entrevistados, a escolha do termo foi uma confirmação para a tendência global do tema. 

“A escolha da maioria pelo termo ‘mudanças climáticas’ mostra claramente a preocupação dos brasileiros sobre as consequências da degradação desenfreada do planeta. Estamos em uma fase sem precedentes na história, em que a população sente intensamente os impactos de atividades industriais e humanas no clima. O resultado indica que a população deve cobrar cada vez mais de organizações, líderes e decisores ações concretas de enfrentamento à crise climática. É a nossa sobrevivência que está em jogo.”, avalia Leandro Machado, cientista político e sócio cofundador da CAUSE.

Dados do Google, apresentados pela BBC 100 Women, revelam que as buscas online pelo termo “ansiedade climática” - angústia causada pelos impactos do aquecimento global - aumentaram 73 vezes nos primeiros 10 meses de 2023 comparado ao mesmo período em 2017.

“Se antes as mudanças climáticas eram um alerta limitado a ecologistas, hoje o problema virou realidade e ganhou voz e preocupação para quase 4 em cada 10 brasileiros. De norte a sul, a população brasileira de todas as classes, faixas etárias, gênero e regiões sentiu como as mudanças climáticas agora fazem parte do nosso dia a dia”, comentou Cila Schulman, CEO do Instituto de Pesquisa IDEIA. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade