Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Natureza: o que é, conceito e sua importância

A natureza é tudo o que existe no mundo, sendo possível vê-la tocá-la ou senti-la. Essa é uma das razões que tornam fundamental preservá-la.

25 mar 2024 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A natureza abrange diversas espécies de seres vivos, paisagens e fenômenos naturais que acontecem e é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, bem como para a estabilidade ecológica do planeta Terra. Ela enfrenta ameaças decorrentes da ação humana, como exploração de recursos naturais, desmatamento, destruição de habitats naturais de animais, emissão de poluentes e descarte incorreto de lixo. É necessária conscientização e adoção de práticas para a preservação da natureza.
Fotografia aérea de bela natureza da Noruega.
Fotografia aérea de bela natureza da Noruega.
Foto: iStock

Ao contrário do que muitos pensam, a natureza não se trata apenas de espaços com animais e plantas: ela, na verdade, envolve tudo o que existe fisicamente no mundo e que não depende da ação humana para se desenvolver.

Ou seja, a natureza vai além dos espaços com animais e plantas. Ela, na verdade, também inclui todos os seres vivos, os diferentes ecossistemas, como florestas, desertos, campos e savanas, todas as paisagens e os fenômenos naturais que acontecem.

O que é a natureza?

A palavra “natureza” vem do latim “natura” que significa nascer. Esse é um termo que engloba uma série de coisas que existem no mundo físico — ou seja, tudo o que é possível ver, tocar, sentir ou medir.

Entre as coisas que fazem parte da natureza estão:

  • Todos os seres vivos, como seres humanos, animais terrestres, aquáticos ou aéreos, as plantas, os fungos, as algas e até mesmo as bactérias;
  • Os ecossistemas, entre os quais estão incluídos a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Mata dos Cocais, o Pantanal, a Mata de Araucárias, o Mangue e os Pampas, ecossistemas brasileiros;
  • Fenômenos naturais, como furacões, terremotos, maremotos, ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, erupção vulcânica, inundações, tempestades, entre outros;
  • Paisagens, como praias, montanhas, bosques, florestas e mares.

Qual a importância da natureza?

A natureza é importante por motivos que vão desde contribuir para o equilíbrio ecológico do planeta Terra até servir como fonte de recursos para a sobrevivência dos seres vivos.

Para os seres humanos, a natureza é uma fonte de elementos básicos para a sobrevivência, como água, ar, energia e alimentos. Além disso, também é uma fonte de necessidades secundárias, como lazer, fonte de inspiração, benefícios físicos, psicológicos e até mesmo espirituais.

Para a sociedade, a natureza também fornece as matérias-primas naturais necessárias para manter a indústria, o comércio e a atividade comercial funcionando.

Por essas razões, a natureza é de extrema importância para a sobrevivência de todos os seres vivos na Terra. Além disso, protege contra desastres naturais e a regulação do clima, preservando o meio ambiente e garantindo qualidade de vida para as espécies.

O que faz parte da natureza?

Uma palavra que pode ser usada para definir a natureza é "diversa". Isso porque ela engloba inúmeras espécies de seres vivos, como plantas, animais e microorganismos.

Com a variedade de seres, cada um deles vive dentro de um ecossistema, ao qual eles contribuem para a estabilidade ecológica.

Ecossistemas são comunidades de seres que, ao viverem em um local e interagirem uns com os outros e com o ambiente, conseguem construir um sistema autossuficiente e estável. 

Eles são fundamentais para a natureza, pois atuam em funções fundamentais para a manutenção do meio ambiente, como a purificação da água e do ar, a decomposição do lixo, o controle de erosões e a geração de solos férteis, a reprodução da vegetação por meio da dispersão de sementes para o crescimento de novas plantas, entre outros.

Quais são as ameaças contra a natureza?

Apesar de ser fundamental para a sobrevivência da espécie humana, a natureza tem sofrido com ameaças causadas por ela.

A exploração excessiva de recursos naturais, somado ao desmatamento, à destruição de habitats naturais de animais selvagens, ao lançamento de poluentes na atmosfera e ao descarte incorreto de lixo e esgoto tem causado uma série de danos à natureza e, consequentemente, ao mundo.

Entre as ameaças contra a natureza que são consequências da ação humana contra o meio ambiente estão a poluição do ar, as mudanças climáticas e aumento de desastres naturais e a perda da biodiversidade no mundo.

Todas essas alterações no meio ambiente podem ter graves consequências para os seres vivos, assim como para o equilíbrio natural do planeta e para seus ecossistemas. 

O principal resultado dessas alterações é a extinção de espécies e, por fim, danos irreversíveis para o meio ambiente.

Como preservar a natureza?

A preservação da natureza é um esforço que deve ser feito por toda a sociedade e não apenas por partes individuais dela.

Para preservar a natureza, é preciso adotar e colocar em prática medidas de conservação para proteger o meio ambiente, as espécies e os ecossistemas.

É possível fazer isso por meio da redução do consumo de recursos naturais, bem como o uso de energias renováveis. Também é necessário criar medidas para o descarte correto do lixo, bem como a reciclagem desses resíduos.

Por fim, ações de conscientização ambiental e a adoção de práticas sustentáveis desenvolvidas por meio delas também são maneiras de contribuir para a preservação da natureza.

No Terra Planeta, você pode descobrir mais sobre a natureza, o meio ambiente, sustentabilidade e saber de mais ações para contribuir com a preservação da Terra. Continue lendo! 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade