Navio que saiu do Brasil com 19 mil cabeças de gado infesta ar da Cidade do Cabo com mau cheiro
A situação foi criticada por organizações de defesa do bem-estar animal; oito precisaram ser sacrificados
Um navio transportando 19 mil cabeças de gado, proveniente do Brasil, causou mau cheiro na Cidade do Cabo, na África do Sul, e gerou alerta de grupos de defesa do bem-estar animal.
Um navio saído do Brasil, transportando 19 mil cabeças de gado, causou uma tremenda dor de cabeça aos moradores da Cidade do Cabo, na África do Sul. Segundo o jornal inglês The Guardian, autoridades precisaram iniciar uma investigação para descobrir de onde vinha um mau cheiro que infestou a cidade, tendo descoberto a origem no navio.
Os milhares de bois tinham como destino o Iraque. O mau cheiro gerou um alerta para grupos de defesa do bem-estar animal. Eles criticaram a prática de exportação de animais vivos.
O Conselho Nacional da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais disse que se opunha fortemente à exportação de animais vivos por via marítima e que tinha enviado um consultor veterinário a bordo do navio para avaliar o bem-estar dos animais.
Em uma nota publicada após a visita, o conselho informou que foram descobertos animais comprometidos, incluindo animais doentes e feridos. Oito animais precisaram ser sacrificados, e outros receberam tratamento veterinário.
“Este cheiro é indicativo das terríveis condições que os animais enfrentam, já tendo passado duas semanas e meia a bordo, com acumulação de fezes e amoníaco”, afirmou a organização num comunicado. “O fedor a bordo é inimaginável, mas os animais enfrentam isso todos os dias.”
O navio pecuário Al Kuwait tem 190 metros de comprimento e teria atracado na cidade sul-africana para carregar ração para o gado. A embarcação já deixou a Cidade do Cabo.