Nível de rio sobe 42 centímetros em 1 hora, e famílias são obrigadas a deixar casas no RS
São Sebastião do Caí voltou a ser atingido pela cheia do Rio Caí, afetando pelo menos 400 pessoas
Moradores de São Sebastião do Caí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram obrigados a deixar suas casas nesta segunda-feira, 17, após o nível do Rio Caí, que contorna a cidade, subir devido ao temporal que atingiu o município no fim de semana. Após a chuva, o rio ultrapassou a cota de inundação, subindo 42 centímetros em uma hora, entre 6h e 7h. Ao todo, 400 gaúchos foram afetados pela nova enchente. As informações são da RBS TV.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a prefeitura do município, a cota de inundação é de 10,5 metros. Na manhã desta segunda-feira, o nível do rio atingiu 13,8 metros, ou seja, 3,3 metros acima do normal, resultando no transbordamento do rio e no avanço da água sobre a cidade.
Equipes dos bombeiros voluntários estão utilizando barcos para resgatar as famílias afetadas. A população está sendo direcionada para um dos quatro abrigos disponibilizados pela prefeitura.
Inicialmente, os resgates eram feitos com caminhões, mas, durante a madrugada, o aumento das áreas alagadas impediu que os veículos chegassem às casas. Cerca de 150 pessoas ainda estavam desabrigadas devido à enchente anterior.
O município anunciou a suspensão das aulas na rede municipal nesta segunda-feira 17.