Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após 'chuvisco', Inmet mantém risco de tempestade em SP e chuvas intensas pelo Brasil

Condições previstas oferecem risco para quedas de árvore e queda de energia elétrica

19 out 2024 - 08h32
(atualizado às 09h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Defesa Civil aumenta o volume de chuva previsto para o fim de semana em São Paulo:

A tempestade prevista para começar na madrugada de sexta-feira, 18, e terminar na manhã de sábado, 19, não ocorreu na região Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), foram registrados pontos isolados de 'chuvisco', mas nada próximo do temporal que deixou árvores caídas e mais de 2 milhões de moradores da capital de São Paulo sem energia elétrica na última sexta-feira, 11.

Neste sábado, 19, no entanto, o Inmet mantém o alerta de risco de tempestade para São Paulo e de fortes chuvas para outras regiões do País. Na capital paulista, a temperatura deve variar entre 16°C e 19ºC, com registro de pancadas de chuvas, trovoadas e rajadas de vento.

Os ventos podem chegar a 100 km/h e a chuva, a 60 milímetros por hora. Essas condições favorecem a quedas de árvore e instabilidade no fornecimento de energia elétrica. 

"Risco para alagamentos, enchentes, deslizamentos, queda de galho e árvores, especialmente, em áreas vulneráveis, devido à chuva que deve continuar até pelo menos o domingo", diz o informe do Climatempo.

No domingo, 20, a intensidade dos ventos deve enfraquecer em São Paulo, com temperaturas entre 15°C e 22°C. Apesar disso, a cidade continua sob alerta para temporais.

Chuva em São Paulo
Chuva em São Paulo
Foto: Cris Faga/Dragonfly Press / Estadão
  • Sudeste, sábado, 19

Além de São Paulo, outros 21 estados estão sob alerta de tempestades ou chuvas intensas neste fim de semena. No Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro, o dia deve começar com chuvas isoladas, mas no decorrer da tarde, acompanhada de ventania, a chuva deve ganhar força e apresentar risco para temporais. Há grande chance de queda de árvores, alagamentos, inundações, enxurradas devido ao elevado volume de chuva. O mesmo se repete para Minas Gerais e Espírito Santo.

  • Região Sul, sábado, 19

No Rio Grande do Sul, não há alerta para chuvas fortes ou tempestades neste sábado, 19. Em contrapartida, em Santa Catarina e no Paraná, o dia será mais encoberto, com condições de pancadas moderadas e risco de rajadas de vento, especialmente no litoral catarinense e no leste paranaense.

  • Centro-Oeste, sábado, 19

Devido aos ventos que acometem o País, o dia deve ser de nuvens carregadas para a região. A previsão é de chuva forte para todos os estados do Centro-Oeste, com potencial de temporal isolado no Distrito Federal.

Previsão do tempo indica fortes chuvas para maior parte do País
Previsão do tempo indica fortes chuvas para maior parte do País
Foto: Reprodução INMET
  • Nordeste, sábado, 19

O sol deve aparecer em algumas áreas, mas com possibilidade de nebulosidade. O tempo deve seguir assim pelo leste e litoral da Bahia e no sul do Ceará. Há possibilidade de pancada de chuva moderada com risco de trovoada.

  • Norte, sábado, 19

Sem alerta para tempestade, ainda assim deve chover na região. Muitas nuves e chuva moderada devem acometer Acre, Rondônia, Amazonas, o sul do Pará e o Tocantins. O tempo deve continuar abafado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade