Após onda de calor, semana tem previsão de chuva em várias regiões do País
Segundo informe do Inmet, os maiores volumes de chuva são previstos para o noroeste e Sul
Após a onda de calor no Brasil, um informativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que haverá pancadas de chuva nesta semana em várias regiões do País. Segundo o comunicado, os maiores volumes de chuva são previstos para o noroeste e estados do Sul.
Em contrapartida, na faixa nordeste do País, a previsão é de tempo quente e seco. Veja a seguir como ficará o tempo de 20 a 27 de novembro em cada região.
Região Norte
Na região, está prevista chuva em forma de pancadas, maiores que 80 milímetros, no Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima. As chuvas podem ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.
Já em áreas pontuais do Pará e do Tocantins também poderá chover, mas o volume será menor devido ao calor e alta umidade. Nas outras áreas, a previsão é de tempo seco e sem chuva.
Região Nordeste
Para esta semana, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa.
O Inmet, no entanto, não descarta pancadas de chuva isoladas no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
Região Centro-Oeste e Sudeste
Segundo o Instituto, há previsão de pancadas de chuva em áreas de São Paulo e da região Centro-Oeste, devido à organização de um canal de umidade. As chuvas podem superar 50 milímetros e serem acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.
Também são esperadas chuvas em outras áreas pontuais do Sudeste, mas em menores acumulados.
Região Sul
Na região, por causa da atuação de uma massa de ar quente e úmida, os temporais voltam entre os dias 21 e 22 de novembro e também podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo.
Os maiores acumulados podem ultrapassar 70 milímetros em áreas do Paraná e oeste de Santa Catarina.