Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Arqueólogos encontram flecha de mais de 3 mil anos na Noruega

Equipe também achou cerca de 4 mil artefatos e vestígios no gelo, que está derretendo nas montanhas norueguesas

28 set 2023 - 19h38
(atualizado às 21h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Arqueólogos encontram flecha de mais de 3 mil anos na Noruega.
Arqueólogos encontram flecha de mais de 3 mil anos na Noruega.
Foto: Reprodução/Secrets Of The Ice

Os arqueólogos da equipe de pesquisa Secrets Of The Ice encontraram uma flecha de 3,6 mil anos no alto de uma montanha, na Noruega. De acordo com o grupo, o objeto estava incrivelmente bem preservado e é do início da Idade do Bronze. 

A equipe divulgou a descoberta no dia 13 de setembro, em sua página oficial do Facebook. Na postagem, os arqueólogos contam que ela foi encontrada enquanto verificavam a boda de gelo da montanha Jotunheimen e brincam: “Parece que foi perdida no ano passado, mas ela tem aproximadamente 3,6 mil anos de idade, da Idade do Bronze”. 

A flecha possui uma ponta em formato de concha e é feita de mexilhão pérola de água doce. Embora a descoberta seja surpreendente, essa é apenas uma das várias que o grupo fez nas montanhas norueguesas. 

Arqueólogos encontram flecha com mais de 3 mil anos na Noruega
Arqueólogos encontram flecha com mais de 3 mil anos na Noruega
Foto: Reprodução/Secrets Of The Ice

Avanço climático

A descoberta mais recente compartilhada pelo grupo foi nesta quinta-feira, 28, de uma outra flecha, desta vez, com 900 anos de idade. Em entrevista ao jornal Hyperallergic, o arqueólogo e co-diretor do programa explicou por que esses achados têm sido frequentes. 

“As geleiras e manchas de gelo estão recuando e liberando artefatos que foram congelados no tempo pelo gelo”, conta. “Agora, os artefatos estão expostos e deterioram-se rapidamente. Por isso, estamos numa corrida contra o tempo para encontrar e resgatá-los”. 

Ao Hyperallergic, o Secrets Of The Ice contou que os trabalhos começaram em 2006, quando houve o primeiro “grande derretimento” nas montanhas Jotunheimen, conhecidas por abrigar os gigantes de gelo no folclore nórdico e por ser uma das cordilheiras mais altas da Europa. 

Ao longo desse tempo, grupo encontrou cerca de 4 mil artefatos antigos no gelo, entre eles, equipamentos e ferramentas de caça, restos têxteis, equipamentos de transporte e materiais de vestuário. A equipe também achou espécimes biológicos, como chifres, ossos e esterco.

“A maior parte do gelo aqui na Noruega desaparecerá neste século”, disse Pilø. “As descobertas são incríveis, mas a razão pela qual estão aparecendo é triste”. 

Montanhas Jotunheimen, na Noruega.
Montanhas Jotunheimen, na Noruega.
Foto: Reprodução/Unsplash
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade