Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avanço do mar faz centenas de famílias deixarem ilha no Panamá

Gardi Sugdub, no Caribe, deverá ficar submersa em breve

10 jun 2024 - 14h27
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Trezentas famílias de Gardi Sugdub, no Caribe, estão sendo realojadas para o continente devido à subida do nível do mar, impulsionada por mudanças climáticas.
Ilha de Gardi Sugdub
Ilha de Gardi Sugdub
Foto: Reprodução/Instagram @matiasdelacroix

Cerca de 300 famílias que moram em Gardi Sugdub, no Caribe, estão estão sendo realojadas no continente devido à subida do nível do mar. A ilha é a primeira área do Panamá a ser abandonada por conta de mudanças climáticas.

Gardi Sugdub (ou Carti Sugtupu) é uma das 50 ilhas povoadas do arquipélago San Blas. Com cerca de 400 metros de comprimento e 150 metros de largura, ela possui forma oval delimitada por pequenos portos usados por moradores para amarrar seus barcos. 

A população indígena --os gunas-- colocaram pedras e estacas no entorno da ilha para tentar impedir o avanço do mar, mas a água ainda não foi contida. Nos últimos anos, tempestades têm provocado cheias que, segundo autoridades locais, devem piorar com a subida do nível da água do mar. 

Uma pesquisa realizada recentemente pela Direção de Alterações Climáticas do Ministério do Ambiente do Panamá, com o apoio de universidades panamenhas e espanholas, estima que o país perderá cerca de 2,01% do território costeiro até 2050.

De acordo com a Agência Brasil, o Panamá estima que o realojamento dos cerca de 38 mil habitantes nas zonas costeiras afetadas deverá custar cerca de € 1,10 bilhão, aproximadamente R$ 5,8 bilhões. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade