Calor aumenta no Brasil no fim de semana; veja pprevisão
Novos recordes em capitais são esperados. Confira algumas curiosidades do calor da sexta-feira, 16/08/2024.
Novos recordes de calor em capitais esperados para o fim de semana
A temperatura subiu muito na sexta-feira, 16 de agosto, e novos recordes de calor foram observados em algumas capitais brasileiras. Mas mesmo sem recordes, várias capitais registraram as maiores temperaturas desde a primeira quinzena de maio.
O calor aumenta no Brasil no fim de semana e novos recordes em capitais são esperados.
Confira algumas curiosidades do calor do dia 16/08/2024
- 29,3°C em Curitiba
Esta foi a maior temperatura máxima que o Instituto Nacional de Meteorologia registrou em Curitiba desde o dia 5 de maio, quando a máxima foi de 29,6°C.
Durante o fim de semana, a temperatura pode chegar aos 30°C em Curitiba. A última vez que esta marca foi observada em 2024 foi no dia 2 de maio.
-
31,5°C em São Paulo
Foi a maior temperatura na cidade de São Paulo desde o dia 7 de Maio, quando fez 32,5°C. No dia 10 de agosto a temperatura na capital paulista variou de 9,8°C a apenas 14,3°C.
Neste fim de semana, a temperatura pode chegar aos 32°C na capital paulista.
31,1°C em Belo Horizonte
A capital mineira também esquentou nesta sexta-feira e a temperatura máxima foi de 31,1 graus, pela medição do Inmet na estação meteorológica de Santo Agostinho, região central de Belo Horizonte. A última vez que fez calor em torno de 31°C foi no dia 14 de maio, com a marca de 31,1°C.
Durante o fim de semana, Belo Horizonte pode ter calor de até 32°C.
- 40°C em Cuiabá
Pelo segundo dia consecutivo, Cuiabá, capital de Mato Grosso, atingiu o dígito de 40°C. Na quinta-feira, 15 de agosto, a temperatura chegou aos 41°C , o novo recorde de calor para 2024.
Temperaturas em torno dos 41°C poderão ocorrer novamente em Cuiabá até a próxima segunda-feira
Novo recorde de calor em Rio Branco
A tarde da sexta-feira, 16 de agosto, foi a mais quente do ano até agora em Rio Branco, capital do Acre. A temperatura máxima foi de 36,2°C, de acordo com a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. Este é o novo recorde de calor para 2024 em Rio Branco. O recorde anterior de maior temperatura do ano era de 36,0°C, no dia 15 de agosto. Portanto, o recorde de calor foi batido pelo segundo dia consecutivo.
Há possibilidade de um novo recorde de calor durante o fim de semana. A previsão da Climatempo é de 36°C de temperatura máxima para Rio Branco.
Novo recorde de calor em Campo Grande
A temperatura máxima em Campo Grande na tarde desta sexta-feira, 16 de agosto, foi de 36,3°C, de acordo com a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. Este é o novo recorde de calor para 2024 em Campo Grande. O recorde anterior de maior temperatura do ano na capital de Mato Grosso do Sul era de 36,2°C, nos dias 12 e 19 de Março.
O recorde de calor para este ano poderá ser batido novamente durante o fim de semana, pois a previsão da Climatempo é de 37°C.