Cheia histórica: quase 2 mil pessoas são resgatadas e abrigadas em Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre orienta a população que evite áreas alagadas e de risco, além de acompanhar as atualizações das autoridades
A enchente histórica que atingiu Porto Alegre na sexta-feira, 3, continua causando transtornos e exigindo ações emergenciais das autoridades. Com o avanço das águas do Guaíba e o aumento do número de famílias desabrigadas, a prefeitura ampliou os locais de acolhimento, totalizando agora oito abrigos.
Na manhã deste sábado, 4, o nível do Guaíba chegou a 4,96 metros, ultrapassando em quase dois metros a cota de alerta (2,50 metros) e representando um sério risco à população. Na sexta-feira, as equipes de resgate realizaram mais de mil salvamentos em áreas alagadas e de risco da cidade.
Diante da situação crítica, a prefeitura de Porto Alegre ampliou o número de abrigos para atender às famílias desabrigadas. Atualmente, cerca de duas mil pessoas estão acolhidas em oito locais:
- Ginásio da Brigada Militar: 442 pessoas (290 adultos, 152 crianças e 46 animais)
- Centro Estadual de Tratamento Esportivo (Cete): 512 pessoas (200 adultos e 312 no ginásio de lutas)
- Centro Vida: 607 pessoas (439 adultos, 168 crianças e 58 animais)
- Theatro Renascença: 210 pessoas
- Pe. Leonardi (Restinga): 40 pessoas (21 adultos, 19 crianças e 4 animais)
- Escola Estadual Custódio de Mello (Zona Sul): 29 pessoas (19 adultos e 10 crianças)
- Igreja Brasa: 100 pessoas
- Ginásio Calábria (população em situação de rua): 74 pessoas
Acesso à cidade e mobilidade urbana
O acesso a Porto Alegre pela BR-116 está fechado devido ao bloqueio da avenida Farrapos por alagamento. As alternativas para entrar na cidade são a Freeway e a avenida Assis Brasil.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 76 ocorrências em aberto relacionadas à chuva, sendo 53 com bloqueio total de via por acúmulo de água, 10 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total e 2 semáforos fora de operação. Outras 150 ocorrências já foram encerradas pelo órgão.
Monitoramento e ações emergenciais
A sala de situação do Ceic-POA permanece monitorando o impacto da situação nos serviços municipais. A Defesa Civil Municipal segue mobilizada em ações de remoção e resgate nas áreas mais próximas ao Guaíba. Emergências devem ser comunicadas pelo número 199.
Nível do Guaíba
O nível do Guaíba segue alto, a 4,96 metros, acima da cota de inundação (3 metros). A situação ainda é crítica e exige atenção da população.
Recomendações
A prefeitura de Porto Alegre orienta a população que evite áreas alagadas e de risco, além de acompanhar as atualizações das autoridades. Em caso de emergência, ligue para o 199.
Com a informação PMPA.