Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva e vento forte podem derrubar árvores e alagar vias em São Paulo nesta semana; veja previsão

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura aponta passagem de frente fria, com queda na temperatura, pancadas de chuva e ventos acima dos 60km/h

2 dez 2024 - 09h15
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo pode enfrentar novos episódios de chuva e ventos fortes esta semana, com risco de queda de árvores, e consequentemente, interrupções no serviço de energia, além de alagamentos. As tempestades acompanham uma frente fria, que deve baixar também os termômetros e dar trégua ao calor forte dos últimos dias.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE), a frente fria avança do sul em direção ao sudeste e a partir da tarde desta segunda-feira, 2, já são esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na capital paulista. As rajadas de vento podem superar os 60km/h e a temperatura tende a cair.

Tempestades que derrubam árvores estão mais comuns na capital paulista. Na foto, queda de árvore sobre carros obstruiu a passagem na R. Catão, no bairro da Lapa, zona oeste, em 11 de outubro.
Tempestades que derrubam árvores estão mais comuns na capital paulista. Na foto, queda de árvore sobre carros obstruiu a passagem na R. Catão, no bairro da Lapa, zona oeste, em 11 de outubro.
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

"Essa condição meteorológica aumenta o risco para quedas de árvores, formação de alagamentos intransitáveis, bem como deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região", afirma o CGE.

A condição dura ao menos até esta terça-feira, 3, e deve começar a diminuir em intensidade na quarta, 4. No meio da semana, o tempo ficará instável, intercalando pancadas de chuva com períodos de melhoria.

Na semana passada, a capital paulista já enfrentou transtornos por conta da chuva da quinta-feira, 28. Mais de 17 mil imóveis ficaram sem luz e o aeroporto de Congonhas teve 115 voos cancelados.

Como fica a temperatura?

Além da chuva, haverá declínio das temperaturas a partir de terça-feira por conta da frente fria. A previsão é de mínima de 18ºC e máxima de 22ºC no fim da noite, com índice de umidade do ar acima dos 85%, por conta da chuva.

Na quarta-feira, as temperaturas previstas variam entre a mínima de 17°C e máxima de 20°C, com umidade do ar acima de 75%.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade