Chuvas intensas: Inmet emite alertas para quatro regiões; no Sudeste, há 'Grande Perigo'
Até domingo, 24, diversos estados podem registrar alagamentos, corte de energia elétrica e desabamentos por causa da frente fria; confira
Para este sábado, 23, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas intensas na maior parte de todo o Brasil. No Sudeste, o alerta é de 'Grande Perigo'. Mas também há alertas de 'Perigo' e 'Perigo Potencial' que cruzam os estados pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Este quadro deve se manter até domingo, 24.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No Rio de Janeiro, uma das áreas com aviso de maior intensidade, o temporal deixou ao menos 7 mortos. Segundo atualizações divulgadas na manhã deste sábado, 23, pelo Comitê de Chuvas do Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já foram acionados para cerca de 100 ocorrências relacionadas às chuvas e fizeram pelo menos 90 resgates de pessoas com vida em todo o estado, desde a noite de quinta-feira, 21.
Seguem em alerta vermelho áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. "Ainda que o aviso vermelho não inclua as cidades de Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, a previsão também indica chuva de até 100 mm em 24h nestas áreas", reforça o Inmet.
São Paulo, que até a manhã deste sábado estava com regiões em 'Grande Perigo', não está mais sob previsão de risco. No entanto, há alerta de 'Grande Perigo' [em vermelho, no mapa] no Sudeste, quanto os dois alertas de 'Perigo' [laranja] e outros dois de 'Perigo Potencial' [amarelo], que seguirão até domingo, 24.
Confira os alertas, atualizados na tarde deste sábado, 23:
-
Grande perigo
- Perigo potencial
- Perigo
Segurança
O Inmet reforça dicas de seguranças para a população destas regiões sob alerta:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).