Confundido com um navio: exploradores encontram o maior coral do mundo perto das Ilhas Salomão
Corpo tem 34 metros de largura, 32 de comprimento e 5,5 de altura
Um grupo de cientistas descobriu o maior coral do mundo na região das Ilhas Salomão, no sudoeste do Oceano Pacífico, em uma área conhecida como Três Irmãs. O coral tem 34 metros de largura, 32 de comprimento e 5,5 de altura.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Um dos responsáveis pela descoberta, o ecologista Enric Sala, do Pristine Seas, da National Geographic, celebrou o achado ‘repleto de vida e cor’ nas redes sociais. O coral gigante é marrom com partes em amarelo, azul e vermelho brilhante, conforme descreveu o canal.
“Quando pensamos que não há mais nada para descobrir no planeta Terra, encontramos um enorme coral feito de quase um bilhão de pequenos pólipos, repleto de vida e cor”, escreveu o espanhol.
Maior do que qualquer animal, o coral da espécie pavona clavus serve de habitat para outros indivíduos. Camarões, caranguejos e peixes, por exemplo, o utilizam para abrigo e local de reprodução.
Com o tamanho do coral, os exploradores, inicialmente, pensaram se tratar de um barco naufragado. O cinegrafista Manu San Félix, no entanto, se aproximou e percebeu que se tratava de uma descoberta.
A região das Ilhas Salomão abriga a segunda maior diversidade de corais do planeta Terra, com mais de 490 espécies catalogadas. A área também conta com vulcões subaquáticos ativos.