Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Defesa Civil do Estado estende alerta de risco elevado para incêndios e fala em calor de 39ºC em SP

Temperaturas vão subir na capital e no interior; a umidade relativa do ar deve ir a 15% em algumas regiões do território paulista até a próxima terça-feira, 10

7 set 2024 - 08h14
Compartilhar
Exibir comentários

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), estendeu pelo menos até a próxima terça-feira, 10, o alerta de risco elevado para incêndios em todo o Estado paulista. As temperaturas podem chegar a 39ºC e a umidade relativa do ar a 15% em algumas regiões.

Defesa Civil do Estado estende alerta de risco elevado para incêndios em SP.
Defesa Civil do Estado estende alerta de risco elevado para incêndios em SP.
Foto: Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP / Estadão

A projeção tem como base o mapa de risco, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem. A cor roxa, que praticamente predomina no mapa, representa situação de emergência e é a mais grave.

Para os próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do Estado continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações.

"As temperaturas continuam em elevação, com a umidade relativa do ar caindo, atingindo níveis mais críticos, ou seja, valores abaixo dos 35%, deixando a sensação de tempo quente e abafado", afirma o órgão estadual.

  • As temperaturas podem chegar aos 33ºC na região metropolitana da capital, no período mais quente do dia, enquanto a umidade do ar deve ficar abaixo dos 35%.
  • Para São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas devem ficar na casa dos 38ºC, com umidade relativa do ar abaixo dos 15%.
  • Em Presidente Prudente e Marília, os termômetros podem registrar máximas de 39ºC com umidade relativa do ar abaixo dos 15%.
  • Nas regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, temperaturas máximas de 36ºC com umidade do ar abaixo dos 20%.
  • Em Franca, Barretos e Ribeirão Preto, temperaturas máximas de até 37ºC, com umidade do ar abaixo dos 20%.
  • Para a região de Itapeva, máxima de 36ºC e umidade do ar abaixo dos 25%.
  • Na região do Vale do Paraíba, máxima de 33ºC com umidade do ar abaixo dos 30% e na Região da Serra da Mantiqueira a temperatura máxima chega aos 27ºC com umidade relativa do ar abaixo dos 30%.

Queimadas

Neste sábado, 7, Dia da Independência do Brasil, o CGE estadual contabilizou focos de incêndio em algumas regiões do território paulista. O balanço foi divulgado às 7 horas da manhã.

  • Mairiporã - região de São Paulo;
  • Valinhos e Itapira - região de Campinas;
  • São Simão - região de Ribeirão Preto;
  • Dois Córregos - região de Bauru;
  • Santo Antônio do Aracanguá - região de Araçatuba;
  • Pedregulho e Morro Agudo - região de Franca;

Forte onda de calor e baixa umidade do ar

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as simulações atmosféricas mais recentes indicam o estabelecimento de uma forte onda de calor em boa parte do Brasil, com temperaturas bem acima da média para o mês, assim como baixos índices de umidade do ar.

A expectativa é que essa condição climática se inicie neste fim de semana, permanecendo ao longo da próxima semana. Na cidade de São Paulo, a expectativa para este sábado é de dia com temperaturas em elevação.

"A máxima pode chegar aos 31°C nas horas de maior aquecimento durante a tarde, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 30%", disse o órgão municipal.

No domingo, 8, o sol predomina entre poucas nuvens desde o amanhecer, o que vai favorecer novamente a elevação da temperatura, chegando a máxima aos 32ºC. "Em contrapartida, os índices de umidade do ar declinam significativamente, com valores médios por volta dos 24% e abaixo dos 20% em algumas regiões da capital paulista", alerta o CGE municipal. Não há previsão para chuva ao longo do fim de semana.

Veja a seguir algumas recomendações importantes:

  • Mantenha-se bem hidratado;
  • Proteja-se do sol;
  • Mantenha ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas;
  • Recomenda-se o uso de soro nos olhos e nariz.

"Em relação ao meio ambiente, especial atenção para a dificuldade de dispersão dos poluentes, o que impacta diretamente na qualidade do ar. Além disso, a umidade baixa favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais", reforça o órgão municipal.

Incêndio em área de Sertãozinho, no interior paulista. Governo paulista determinou instauração de gabinete de crime para avaliar queimadas no Estado de SP.
Incêndio em área de Sertãozinho, no interior paulista. Governo paulista determinou instauração de gabinete de crime para avaliar queimadas no Estado de SP.
Foto: Divulgação/PRF - 24/08/2024 / Estadão
Defesa Civil do Estado estende alerta de risco elevado para incêndios em SP.
Defesa Civil do Estado estende alerta de risco elevado para incêndios em SP.
Foto: Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade