Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em meio a onda de calor, Rio tem sensação recorde de 58,5 °C

No momento da medição, às 9h15, termômetros marcavam 35,5 °C; onda de calor no Brasil fez Inmet ampliar alerta de "grande perigo"

14 nov 2023 - 14h16
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Praia de Ipanema lotada durante onda de calor no Rio de Janeiro
Praia de Ipanema lotada durante onda de calor no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Reuters

O Rio de Janeiro registrou nesta terça-feira, 14, sensação térmica de 58,5 °C, a maior desde que o serviço municipal de meteorologia Alerta Rio começou a monitorar esse parâmetro.

A medição foi feita pela estação do Alerta Rio em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Naquele momento, às 9h15, os termômetros marcavam 35,5°C.

Desde a chegada da onda de calor que afeta diversos estados brasileiros, o Rio de Janeiro já havia registrado o dia mais quente do ano no domingo, 12, com temperatura de 42,5 °C, e a sensação térmica de 52 °C na manhã de segunda-feira, 13.

O recorde de calor é o maior desde que o Alerta Rio começou a fazer as medições de temperatura na cidade. O órgão informa que as duas outras maiores sensações térmicas deste ano foram 58,3 °C em 17 de fevereiro, e 58 °C em 4 de fevereiro.

O intenso calor registrado principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil deve continuar ao longo de toda a semana, e a ausência de nuvens no céu torna ainda mais perigosa a exposição à radiação solar e a sensação de calor.

Onça-parda é flagrada bebendo água em Cachoeiras de Macacu, no RJ:

Alerta de "grande perigo" ampliado

A intensificação da onda de calor no Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar nesta segunda-feira o alerta de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até a sexta-feira. Antes, o alerta era limitado a seis estados e o DF e iria até esta quarta-feira.

Ficam sob alerta: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiânia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

Na prática, o alerta destaca a temperatura 5°C acima da média por um período maior que cinco dias e pede que as pessoas evitem horários de sol extremo, das 11h às 15h, que usem protetor solar, se mantenham hidratadas e procurem ajuda médica no caso de mal-estar.

Falta de nuvens

A onda de calor chegou em uma época do ano em que, normalmente, a estação chuvosa já está estabelecida e em que as nuvens funcionam como uma espécie de controle das temperaturas. A ausência dessa defesa, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Anete Fernandes, potencializa os efeitos do fenômeno climático.

"Quando a gente tem ausência de chuva nesta época do ano, que chamamos de veranico, a ausência de nuvens favorece uma grande incidência de radiação na superfície, que é o que está acontecendo agora. Então, as temperaturas se elevam muito", explicou.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade